LEI COMPLEMENTAR Nº 87, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017

 

REORGANIZA AS INSTÂNCIAS DO PROCESSO ADMINISTRATIVO FISCAL E REVOGA OS ARTIGOS 180, 181 E ARTIGO 182 COM OS INCISOS I, II E III E  §§ 1º E 2º, TODOS DA LEI Nº 2.805, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1977 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

 

Texto Compilado

 

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE COLATINA, DO ESTADO DO ESPÍRITO aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

 

Art. 1° São competentes para julgar as impugnações/recursos apresentadas em decorrência de procedimento fiscal de que trata o art. 174 da Lei nº2.805/77 – Código Tributário Municipal:

 

Art. 1° São competentes para o julgamento das impugnações e recursos apresentados em decorrência do procedimento administrativo fiscal do Município: (Redação dada pela Lei nº 6.902/2021)

 

I - Em primeira instância, a Junta de Recursos Fiscais;

 

II - Em segunda instância, o Conselho de Contribuintes.

 

Parágrafo Único. As contestações de débitos apresentadas em face de dívida ativa inscrita serão recebidas como pedido de revisão e extinção de dívida ativa, sem efeito suspensivo. (Dispositivo incluído pela Lei nº 6.902/2021)

 

Art. 2º A Junta de Recursos Fiscais e o Conselho de Contribuintes serão compostos e regulamentados através de decreto do Executivo Municipal.

 

Art. 2° A aprovação do regimento de interno dos órgãos de julgamento previstos nesta Lei, bem como a designação de seus membros, serão realizados por meio de Decreto do Poder Executivo Municipal. (Redação dada pela Lei nº 6.902/2021)

 

Parágrafo Único. O prazo de duração do mandato dos membros da Junta de Recursos e Fiscais e do Conselho de Contribuintes será estabelecido pelo regimento interno. (Dispositivo incluído pela Lei Complementar nº 135/2022)

 

Art. 3º Para a composição da Junta de Recursos Fiscais e do Conselho de Contribuintes observar-se à obrigatoriamente o seguinte:

 

I - a Junta de Recursos Fiscais será composta por 06 (seis) servidores municipais com reconhecida aptidão em matéria tributária;

 

I - A Junta de Recursos Fiscais terá no máximo duas turmas, sendo cada uma delas composta por: 1 (um) presidente, 1 (um) secretário-geral sem direito a voto e 4 (quatro) membros julgadores com seus respectivos suplentes, escolhidos pelo Secretário Municipal da Fazenda dentre agentes públicos municipais com reconhecida aptidão em matéria tributária; (Redação dada pela Lei nº 6.902/2021)

 

II - o Conselho de Contribuintes será composto por 08 (oito) membros, incluindo servidores municipais com reconhecida aptidão em matéria tributária e membros de entidades representativas dos contribuintes de relevante importância;

 

II - O Conselho de Contribuintes será composto por: 1 (um) presidente, 1 (um) secretário-geral sem direito a voto, 4 (quatro) membros julgadores com seus respectivos suplentes, escolhidos pelo Secretário Municipal da Fazenda dentre agentes públicos municipais com reconhecida aptidão em matéria tributária, 1 (um) membro julgador indicado pela OAB-ES, subseção de Colatina, com seu respectivo suplente, e 1 (um) membro julgador indicado pelo CRC-ES com seu respectivo suplente. (Redação dada pela Lei nº 6.902/2021)

 

III - comporão obrigatoriamente o Conselho de Contribuintes um Procurador e o Secretário Municipal de Planejamento e Finanças.

 

III - Participarão obrigatoriamente do Conselho de Contribuintes o Secretário Municipal da Fazenda e um Procurador Municipal, cabendo a presidência ao primeiro. (Redação dada pela Lei nº 6.902/2021)

 

Parágrafo único. O voto de desempate caberá ao presidente de cada órgão, na forma regimental. (Dispositivo incluído pela Lei nº 6.902/2021)

 

Art. 4º Em qualquer grau, são definitivas as decisões uma vez esgotado o prazo legal para interposição de impugnação ou recurso, salvo se sujeitas a remessa obrigatória.

 

Art. 5º Ficam revogados os artigos 180, 181, 182 com os incisos I, II e III e §§ 1º e 2º, todos da Lei nº 2.805, de 14 de dezembro de 1977 – Código Tributário Municipal.

 

Art. 6º A presente lei passa a vigorar na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

 

Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, em 07 de novembro de 2017.

 

____________________________

PREFEITO MUNICIPAL

 

Registrada no Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, em 07 de novembro de 2017.

 

_______________________________

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GABINETE

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Cariacica.