REVOGADA PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 145/2023

 

LEI Nº 5.275, DE 14 DE MARÇO DE 2007.

 

DISPÕE SOBRE O PLANO DE CARGOS POR HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO SERVIÇO COLATINENSE DE MEIO AMBIENTE E SANEAMENTO - SANEAR:

 

Texto compilado

 

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE COLATINA, DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, aprovou e Eu sanciono a seguinte Lei:

 

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

Artigo 1º Esta Lei institui o Plano de Cargos e Vencimentos por Habilidades e Competências - PCVHC dos servidores efetivos que ingressarem no quadro de pessoal do Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental - SANEAR após a sua promulgação.

 

Artigo 2º O Plano tem como missão fornecer subsídios para gestão de recursos humanos da SANEAR e tem como objetivos:

 

I - definir as atividades e competências inerentes a cada cargo, pela formalização de suas descrições;

 

II - estabelecer especificações de cargos que definam competências essenciais para o provimento e exercício das atividades; complexidade e responsabilidades; competências para o desenvolvimento profissional necessárias à maior eficácia do recrutamento, seleção, capacitação, desenvolvimento e avaliação individual de desempenho;

 

III - estabelecer uma estrutura de remuneração baseada em uma Tabela Salarial com vencimentos únicos por cargo e indicar os critérios para correção destes;

 

IV - Indicar a adoção do Sistema de Acompanhamento e Desenvolvimento dos Servidores - SADS como instrumento de Desenvolvimento Profissional e de Premiação por Desempenho, regulado por legislação específica.

 

CAPÍTULO II

DOS CONCEITOS BÁSICOS

 

Artigo 3º O Quadro de Pessoal da SANEAR obedece ao Regime Jurídico Único Legal, dito Estatutário, para regular as relações de trabalho da instituição com seus servidores.

 

Parágrafo Único. Para os fins desta Lei, considera-se:

 

I - CARGO PÚBLICO: o conjunto de atividades da mesma natureza, complexidade, requisitos para provimento e condições exigidas para desempenho de suas atribuições;

 

II - SERVIDOR PÚBLICO: é a pessoa legalmente investida em de cargo público;

 

III - ATIVIDADES ÂNCORAS: conjunto de atividades necessárias para produção parcial ou integral de um produto e/ou serviço;

 

IV - GRUPAMENTOS DE ATIVIDADES: subconjunto de atividades de um cargo agrupadas para melhor organização e aproveitamento do trabalho e das competências do servidor;

 

V - NÍVEL: agrupamento de cargos que possuem a mesma avaliação expressa pelo mesmo grau geral de presença de requisitos e de condições exigidos para o desempenho de suas atividades. Aos NÍVEIS, designados por algarismos romanos, corresponderão os valores expressos na Tabela Salarial de Vencimento Único;

 

VI - MOVIMENTAÇÃO: mudança nas atividades âncoras exercidas pelo ocupante do cargo, para o melhor atendimento às demandas de serviço e aproveitamento de suas habilidades e competências;

 

VII - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: busca oferecer ao servidor efetivo, instrumentos voltados para o crescimento profissional, melhoria do seu desempenho e capacitação;

 

VIII - CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO: é o cargo de confiança de livre nomeação e exoneração;

 

IX - FUNÇÃO GRATIFICADA: é o encargo de chefia atribuído a servidor público efetivo, mediante designação;

 

X - PRÊMIO DE DESEMPENHO: valor monetário variável, não incorporável ao salário que o servidor fará jus quando obtiver classificação de desempenho nos níveis de premiação estabelecidos no SADS.

 

XI - ESTÁGIO PROBATÓRIO: período no qual o servidor empossado, por concurso público, deve ser acompanhado e avaliado sistematicamente em seu desempenho para verificação da aptidão para o cargo e sua confirmação como servidor público municipal. A Avaliação do Estagio Probatório segue as diretrizes estabelecidas no SADS.

 

Artigo 4º Os cargos criados por esta Lei estão reunidos nas áreas Operacional e de Suporte.

 

§ 1º Os cargos da Área Operacional são denominados de Profissional de Operação I, Profissional de Operação II, Profissional de Operação III, Profissional de Operação IV, Profissional de Operação V.

 

§ 2º Os cargos da Área de Suporte são denominados de Profissional de Suporte I, Profissional de Suporte II, Profissional de Suporte III, Profissional de Suporte IV, Profissional de Suporte V.

 

§ 3º Os cargos mencionados neste artigo possuem descrições, exigências, requisitos e competências específicas constantes no Anexo I.

 

Artigo 5º Os anexos, que fazem parte da Lei, estão assim distribuídos:

 

I - Anexo I - ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS DO CARGO: contém o nome e sigla do cargo, descrição do escopo das atividades âncoras, requisitos e competências essenciais para o provimento e exercício das atividades, complexidade e responsabilidade e competências para o desenvolvimento profissional;

 

II - Anexo II - TABELA DE VENCIMENTOS: estabelece os vencimentos únicos relativos a cada cargo.

 

CAPÍTULO III

DO PROVIMENTO DOS CARGOS E MOVIMENTAÇÃO

 

Artigo 6º A investidura em cargo de provimento efetivo será feita mediante aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e complexidade do cargo, na forma prevista nesta Lei.

 

§ 1º Em casos determinados pela SANEAR poderá ser estabelecido como forma complementar para ingresso, a aprovação em curso de formação, com regras estabelecidas em editais normativos.

 

§ 2º É obrigatório ao servidor recém empossado o cumprimento do período de 3 (três) anos de estágio probatório, durante o qual deve atender aos requisitos de desempenho estabelecidos no SADS, para a sua confirmação no cargo para o qual foi nomeado.

 

Artigo 7º A movimentação é um mecanismo utilizado para mudanças nos agrupamentos de atividades desenvolvidas pelo servidor no exercício do seu cargo.

 

§ 1º Respeitadas as regulamentações para o exercício das profissões, a movimentação deve ocorrer para atender às necessidades da SANEAR.

 

§ 2º Cabe a área de Recursos Humanos da SANEAR promover, em conjunto com as áreas afins, o permanente mapeamento das habilidades e competências dos servidores efetivos da instituição com a finalidade de realizar a movimentação instituída nesta Lei.

 

CAPÍTULO IV

DOS VENCIMENTOS

 

Artigo 8º A Tabela de Vencimentos dos cargos efetivos da SANEAR encontra-se discriminada no Anexo II, que faz parte integrante desta Lei.

 

Parágrafo Único. A correção da Tabela de Vencimentos deverá ocorrer na data da revisão geral da remuneração, observando-se as normas e procedimentos fixados no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

 

CAPÍTULO V

DO PRÊMIO DE DESEMPENHO

 

Artigo 9º O prêmio desempenho é um instrumento de fomento e valorização para a busca contínua de evolução do desempenho dos servidores no exercício de suas atividades. Caracteriza-se como um ganho pecuniário variável, não incorporável ao vencimento, ao qual o servidor faz jus quando aufere desempenhos pontuados nas categorias de premiação estabelecidas no SADS.

 

§ 1º Os valores globais para premiação por desempenho devem ser estabelecidos no orçamento anual.

 

§ 2º Estes valores são vinculados à disponibilidade de recursos financeiros, melhoria da performance dos serviços prestados e serão provenientes da redução das despesas correntes ou ampliação das receitas.

 

§ 3º A atribuição dos valores deve observar, o estímulo à busca de melhoria do desempenho considerando o montante de recursos destinados ao pagamento dos vencimentos.

 

CAPÍTULO VI

DOS CARGOS COMISSIONADOS E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS

 

Artigo 10 Cargo de provimento em comissão é o cargo de confiança, de livre nomeação e exoneração pelo Diretor Presidente da SANEAR.

 

Parágrafo Único. Os cargos em comissão estão especificados em lei municipal.

 

Artigo 11 Extinta a Unidade Administrativa da atual estrutura administrativa, automaticamente extinguir-se-á o cargo em comissão e a função correspondente à sua chefia.

 

Artigo 12 O servidor que for designado para o exercício da função de confiança receberá gratificação correspondente, conforme previsto em lei municipal.

 

CAPÍTULO VII

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

 

Artigo 13 Os casos omissos e as questões decorrentes da implantação desta Lei serão dirimidos pela SANEAR.

 

Artigo 14 As despesas decorrentes da aplicação desta Lei correrão à conta das dotações orçamentárias próprias.

 

Artigo 15 A partir da publicação desta Lei não serão mais admitidos servidores no regime da Consolidação das Leis do Trabalho, ficando extintos os atuais empregos à medida que ocorrerem a sua vacância.

 

Artigo 16 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Registre-se, Publique-se e Cumpra-se.

 

Prefeitura Municipal de Colatina, em 14 de março de 2007.

 

________________________

PREFEITO MUNICIPAL

 

Registrada no Gabinete do Prefeito Municipal de Colatina, em 14 de março de 2007.

 

____________________________________

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE GABINETE

 

Este texto não substitui o original publicado e arquivado na Prefeitura Municipal de Colatina.

 

ANEXO I - INTEGRANTE DA LEI Nº 5.275/2007

 

Composição e Estrutura dos Cargos do Plano de Cargos e Vencimentos por Habilidades e Competências

 

ÁREA DE OPERAÇÃO

 

NÍVEL

DENOMINAÇÃO DO CARGO ATUAL

I

Profissional de Operação I

II

Profissional de Operação II

III

Profissional de Operação III

IV

Profissional de Operação IV

V

Profissional de Operação V

 

ÁREA DE SUPORTE

 

NÍVEL

DENOMINAÇÃO DO CARGO ATUAL

I

Profissional de Suporte I

II

Profissional de Suporte II

III

Profissional de Suporte III

IV

Profissional de Suporte IV

V

Profissional de Suporte V

 

ÁREA DE ASSESSORAMENTO

(Incluído pela Lei nº 5.740/2011)

 

NÍVEL

DENOMINAÇÃO DO CARGO ATUAL

I

Profissional de Nível Superior I

 

 

ANEXO II - INTEGRANTE DA LEI Nº 5.275/2007

 

TABELA SALARIAL - VENCIMENTO ÚNICO

 

NÍVEL

QUANTIDADE

CARGO

CARGA HORÁRIA

SALÁRIO

I

85

Profissional de Operação I

40 horas

R$ 350,00

II

43

Profissional de Operação II

40 horas

R$ 420,00

III

12

Profissional de Operação III

40 horas

R$ 510,00

IV

10

Profissional de Operação IV

40 horas

R$ 700,00

V

09

Profissional de Operação V

40 horas

R$ 1.180,00

 

NÍVEL

QUANTIDADE

CARGO

CARGA HORÁRIA

SALÁRIO

I

25

Profissional de Suporte I

40 horas

R$ 350,00

II

20

Profissional de Suporte II

40 horas

R$ 420,00

III

20

Profissional de Suporte III

40 horas

R$ 510,00

IV

15

Profissional de Suporte IV

40 horas

R$ 700,00

V

10

Profissional de Suporte V

40 horas

R$ 1.180,00

V

10

Profissional de Suporte V

30 horas

(Redação dada pela Lei nº 6.169/2015)

R$ 1.180,00

 

(Incluído pela Lei nº 5.740/2011)

NÍVEL

QUANTIDADE

CARGO

CARGA HORÁRIA

SALÁRIO

I

02

Profissional de Nível Superior I

20 horas

R$ 3.776,42

 

 

Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental - SANEAR

 

Plano de Cargos e Vencimentos por Habilidades e Competências

 

ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS DO CARGO

 

Cargo: PROFISSIONAL DE OPERAÇÃO I

 

Sigla: PO I

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades básicas dos sistemas de operação da Companhia.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas atividades Comuns e Complementares

 

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios equipamentos relativos à área de atuação mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar serviços de carga e descarga de materiais, máquinas, equipamentos e ferramentas em geral, utilizadas na realização das atividades de apoio ao sistema operacional da Companhia, auxiliando na montagem, desmontagem e instalação nos locais determinados, para possibilitar a execução dos serviços.

ü Realizar o controle de qualidade dos serviços realizados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

ü Zelar pelo fiel cumprimento das normas e procedimentos relativos à segurança do trabalho.

 

Nas atividades de Apoio Operacional

 

ü Executar serviços de varrição, coleta e transporte de lixo industrial, domiciliar, hospitalar e rural e lavagem de ruas e logradouros públicos, limpeza e arrumação de imóveis públicos municipais, mantendo-os em condições adequadas, acondicionando os materiais coletados conforme as orientações e procedimentos estabelecidos.

ü Executar serviços de conservação de ruas e logradouros públicos, realizando capinas, roçadas, pinturas em meio-fio, muros, grades e postes, limpeza de ralos, trincheiras, bocas de lobo, caixas de visita e outras atividades correlatas.

ü Executar serviços de apoio na operação das estações de tratamento de água, operando máquinas e equipamentos apropriados, carregando tanques e dosadores de produtos químicos e preparando as respectivas soluções, dentre outras atividades, em observância a normas especificas e às orientações técnicas recebidas.

ü Executar serviços de apoio na operação das estações elevatórias de água e/ou esgoto, acionando os conjuntos de moto-bombas, verificando sistemas de proteção dos equipamentos elétricos e mecânicos, assegurando a continuidade dos trabalhos.

ü Executar serviços de instalação e conserto de tubulações e encanamentos em geral nas dependências internas e externas da Companhia, utilizando os materiais e realizando os trabalhos de acordo com as especificações e orientações recebidas.

ü Executar serviços auxiliares de manutenção corretiva e preventiva de máquinas, equipamentos, instalações, dentre outros integrantes do sistema de operação da Companhia, envolvendo partes elétricas, mecânicas, eletrônicas, pneumáticas, hidráulicas, de instrumentação e outras correlatas, utilizando utensílios e instrumentos apropriados, conforme orientações recebidas.

ü Cultivar plantas, preparando o substrato, beneficiando e plantando sementes e mudas, fazendo os canteiros, realizando o replantio, a irrigação, adubação, capina, manutenção, conservação, coleta de sementes, bem como a colheita nas áreas cultivadas de abrangência da Companhia.

ü Executar atividades de limpeza e conservação das áreas de cultivo, confeccionando e mantendo cercas, consertando porteiras, cuidando de jardins, mantendo os locais em condições adequadas.

ü Realizar o reflorestamento de áreas devastadas, recompondo encostas, evitando a ocorrência de deslizamentos e preservando o meio ambiente local.

ü Realizar serviços de corte e poda da arborização urbana para conservar e embelezar os logradouros públicos.

ü Realizar serviços de instalação de brinquedos, bancos, lixeiras e outros, atendendo às demandas voltadas para a execução de projetos de paisagismo, construção e /ou reforma de parques e jardins.

ü Executar serviços de instalação e conserto de tubulações e encanamentos em geral nas dependências internas e externas da Companhia, utilizando os materiais e realizando os trabalhos de acordo com as especificações e orientações recebidas.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua o ensino fundamental completo, requerendo a aquisição de conhecimentos adicionais conforme o grupo de atividades que irá realizar.

 

“O cargo exige que o ocupante possua o ensino fundamental incompleto, requerendo a aquisição de conhecimentos adicionais conforme o grupo de atividades que irá realizar”. (Redação dada pela Lei nº 6223/2015)

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo não exige experiência do ocupante.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas rotineiras, cujo aprendizado requer pouco espaço de tempo e esforço cognitivo. Os erros decorrentes do trabalho são facilmente corrigidos durante sua própria execução, sendo seus impactos pouco significativos sobre os resultados da tarefa executada. As atividades previstas para o cargo têm pouca ou nenhuma influência para formação da imagem da Companhia considerando-se que os contatos de seus ocupantes são restritos aos colaboradores internos, sendo suficiente para o profissional o conhecimento da estrutura física e do manuseio de ferramentas relacionadas à sua área de atuação.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de operação da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Considerando a natureza das atividades, o desenvolvimento profissional do ocupante do cargo indica a necessidade de cuidados básicos quanto à apresentação, higiene e limpeza pessoal. Também é importante sua disponibilidade e boa vontade em participar e colaborar para com o trabalho de sua equipe.

 

COMUNICAÇÃO

 

O ocupante do cargo é pouco exigido quanto às habilidades de comunicação, sendo importante desenvolver sua capacidade de empatia, para que seja capaz de compreender as necessidades e colocações de seus superiores, pares da equipe e munícipes evitando assim situações de conflito. Deve ainda, aprimorar a escuta e capacidade de compreensão.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve atender as normas e procedimentos internos relativos às atividades que realiza e os relacionados ao trabalho, observando com rigor o cumprimento das determinações e atribuições definidas, realizando as atividades de rotina de modo atento, dispensando supervisão e controle contínuo.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo e pontual ao trabalho e cumprir com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

·      Conhecer e praticar as normas de segurança relativas ao trabalho que realiza buscando orientações para evitar acidentes e riscos e utilizando correta e continuamente os equipamentos de segurança; e

·      Utilizar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar suas atividades buscando o melhor desempenho e produtividade. Para isto é importante:

 

·      Cumprir os prazos e critérios de qualidade orientados pelo superior imediato;

·      Atender às metas quantitativas pessoais e apoiar no atendimento às metas de sua equipe, conforme indicação de produção realizada por seu superior imediato;

·      Aplicar as técnicas de trabalho e utilizar com agilidade as ferramentas necessárias à maximização do esforço produtivo; e

·      Trabalhar de forma colaborativa e articulada com as necessidades dos demais membros de sua equipe, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

As competências de gestão de pessoas não são exigidas aos ocupantes do cargo, sendo importante, entretanto, a colaboração para com os superiores imediatos e a adoção de atitudes e comportamentos que promovam a harmonia e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de trabalho.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE OPERAÇÃO II

 

Sigla: PO II

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades do sistema de operação da Companhia, que requerem o conhecimento dos processos integrantes de sua área de atividade, exigindo a aplicação de conhecimentos básicos no seu campo de atuação.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Operação II deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Operação I, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Atividades Comuns e Complementares

 

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

ü Registrar dados e informações sobre as tarefas executadas, preencher documentos de acompanhamento das atividades, bem como requisitar materiais e equipamentos necessários a sua atuação.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento relacionados com sua área de competência profissional.

ü Zelar pelo fiel cumprimento das normas e procedimentos relativos à segurança do trabalho.

 

Nas atividades de Apoio Operacional

 

ü Executar tarefas de apoio na operação do sistema de coleta de lixo, fazendo o controle e registro dos resíduos industriais, domiciliares e hospitalares, em formulário especifico, realizando a pesagem, triagem, recuperação, incineração, compactação, prensagem, classificação, armazenamento, acondicionamento, estocagem, expedição e outras correlatas, utilizando-se de materiais, máquinas e equipamentos necessários à realização as ações, em obediências as normas e procedimentos técnicos estabelecidos.

ü Executar atividades de operação de usina de asfalto, preparando as misturas de acordo com as orientações recebidas, selecionando o material, obedecendo às dosagens, depositando nos recipientes apropriados, acionando os dispositivos e equipamentos necessários, assegurando a qualidade do produto fabricado.

ü Abastecer os caminhões com o asfalto, por meios mecânicos e de acordo com as solicitações programadas.

ü Executar serviços de recuperação e pavimentação de vias públicas e obras similares, utilizando máquinas, equipamentos, ferramentas e materiais adequados à realização dos trabalhos.

ü Executar atividades do sistema de água e esgoto que envolvem a captação, adução, tratamento, distribuição e coleta, realizando atividades de montagem, desmontagem, medição, leitura, aferição, manobras, consertos, reparos, construções, substituições, instalações, testes, lubrificações, lavagens, utilizando-se de máquinas, equipamentos, instrumentos, materiais e procedimentos técnicos apropriados para assegurar a qualidade dos resultados.

ü Executar serviços de apoio na operação das estações de tratamento de esgoto, preparando substâncias apropriadas de acordo com orientações técnicas recebidas, realizando limpezas periódicas nas caixas de retenção, retirando materiais sólidos, executando descargas de fundos, providenciando a preparação dos dejetos para encaminhamento aos locais de destino, conforme finalidades específicas, assegurando os padrões de qualidade e funcionalidade requeridos.

ü Executar serviços de consertos e desobstruções de redes em vias públicas, cortes, ligações e religações domiciliares, verificação e reparos de aparelhos de medição, de vazamentos e de pavimentos, verificação de divergências em leituras de hidrômetros e outras correlatas, de acordo com as ordens de serviço emitidas.

ü Executar serviços de serralharia e soldagem, confeccionando, reparando e/ou instalando peças necessárias ao funcionamento do sistema de saneamento da Companhia.

ü Executar serviços de alvenaria, concreto e revestimento em geral, utilizando os materiais e realizando os trabalhos conforme as especificações e instruções recebidas.

ü Executar atividades de controle de qualidade da água e esgoto, obedecendo aos roteiros de pesquisas de campo estabelecidos, realizando serviços de coleta de amostras durante as fases de tratamento e distribuição, por meio da utilização de equipamentos, instrumentos e materiais apropriados, em observância às orientações e procedimentos estabelecidos, para realização das análises bacteriológicas e físico-químicas, realizando os registros necessários em formulário específico.

ü Realizar visitas e vistorias em domicílios, estabelecimentos comerciais, industriais e outros, orientando a execução de instalações prediais de abastecimento de água, destino de dejetos, de águas servidas e do lixo, visando à melhoria das condições de saneamento do município.

ü Participar de campanhas de educação sanitária, distribuindo materiais, auxiliando na organização e na divulgação, de acordo com a programação de locais e público-alvo.

ü Participar de campanhas de educação ambiental, distribuindo materiais, auxiliando na organização e na divulgação, de acordo com a programação de locais e público-alvo.

ü Operar máquinas pesadas destinadas à realização dos serviços do sistema de operação da Companhia, executando os trabalhos de acordo com as ordens de serviço.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio incompleto, requerendo conhecimentos adicionais teóricos e práticos conforme o grupo de atividades que irá realizar.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas de pequena e média complexidade, que exigem pouco esforço cognitivo para seu aprendizado mas atenção e cuidados em sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são facilmente corrigidos durante sua própria execução ou em atividades subseqüentes à sua produção, sendo seus impactos pouco comprometedores para os produtos em que estão inseridos. As atividades e contatos previstos para o cargo têm alguma influência para formação da imagem da Companhia, considerando-se uma maior interface com a população. É necessário que o trabalho seja realizado com elevada atenção no uso dos equipamentos e ferramentas, e no cumprimento das regras e normas de operação.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de operação da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Considerando um maior contato com a população e a natureza das tarefas, o desenvolvimento profissional do ocupante do cargo indica a necessidade de maior cuidado com a apresentação e higiene pessoal. Deve ainda procurar apoiar seu superior na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em colaborar com seus pares.

 

COMUNICAÇÃO

 

O ocupante do cargo deve desenvolver sua habilidade de comunicação e atitudes de acolhimento e escuta, considerando sua interface com a população. Deve também desenvolver sua capacidade de ouvir com atenção, para que seja capaz de compreender as necessidades e expectativas de seus superiores e pares, facilitando assim o atendimento às demandas do serviço.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve atender rigorosamente as normas e procedimentos internos relativos ao trabalho que realiza, observando o cumprimento das determinações e atribuições definidas, executando as atividades de rotina com atenção permanente, dispensando supervisão e controle contínuos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo e pontual ao trabalho e cumprir com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

·      Conhecer e praticar as normas e técnicas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando orientações para evitar acidentes e riscos e utilizando correta e continuamente os equipamentos de segurança;

·      Utilizar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas; e

·      Atender a prioridades de serviços conforme determinação dos superiores, considerando que os produtos de seu trabalho fazem parte de processos mais complexos e extensos.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

·      Cabe ao ocupante do cargo realizar suas atividades buscando o melhor desempenho e produtividade. Para isto é importante:

·      Cumprir os prazos e critérios de qualidade pré-definidos em normas internas e/ou orientados pelo superior imediato;

·      Aplicar rigorosamente os métodos e técnicas de trabalho que propiciem agilidade e garantam a qualidade na realização das tarefas;

·      Utilizar com agilidade as ferramentas necessárias à maximização do esforço produtivo com ganho de produtividade; e

·      Trabalhar de forma integrada com os membros de sua equipe de trabalho, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário, buscando garantir o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos em que suas atividades estão inseridas.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

As competências de gestão de pessoas não são exigidas aos ocupantes do cargo, sendo importante, entretanto, a colaboração para com os superiores imediatos e a adoção de atitudes e comportamentos que promovam a harmonia e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de trabalho. Também é importante que o ocupante do cargo procure compreender a importância do “rigor técnico”, solicitado pelo seu superior, necessário à realização das tarefas para a qualidade e bom andamento dos produtos e serviços.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE OPERAÇÃO III

 

Sigla: PO III

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades do sistema de operação da Companhia. A adequada ação do ocupante requer conhecimentos profissionais específicos, diretamente relacionados aos processos de trabalho em que está envolvido, requerendo a compreensão dos sistemas da Companhia.

 

O cargo requer acompanhamento permanente das atividades que desenvolve, sendo executadas em observância às normas específicas, orientações técnicas e funcionais estabelecidas pela liderança de seu grupo de trabalho, exigindo também a programação de serviços e de equipes, elaboração e acompanhamento de cronogramas e outras atividades correlatas que assegurem o cumprimento de metas estabelecidas para sua área de atuação.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Operação III deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Operação II, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas Atividades Comuns e Complementares

 

ü Coletar, reunir, tabular e analisar as informações necessárias à tomada de decisões dos níveis superiores do sistema de operação da Companhia.

ü Requisitar materiais e instrumentos necessários à realização de tarefas, emitindo pedidos e/ou solicitações de compras, especificando tipo, quantidade, encaminhando ao superior imediato para autorização.

ü Utilizar meios de comunicação, tais como aparelho de “fac-símile”, internet, telefone e outros, necessários ao fluxo de informação da sua área de atuação de acordo com normas internas específicas.ao superior imediato para autorização.

ü Manter contatos internos e externos, prestando e recebendo informações sobre as operações realizadas na sua área de atuação, procurando manter a uniformidade de atendimento e compatibilização das atividades.

ü Manter permanente atualização da legislação, das políticas, das diretrizes, das normas, dos procedimentos operacionais administrativos, financeiros e organizacionais que interagem e/ou influenciam nas atividades da área de atuação.

ü Participar da análise das solicitações dos serviços operacionais, conferindo a exatidão da documentação a partir das normas e regulamentos vigentes, disponibilizando e diligenciando a solução junto às unidades administrativas competentes.

ü Utilizar equipamento de processamento eletrônico de dados, conforme demandas dos respectivos processos e sistemas, com aplicação de softwares específicos ou generalistas.

ü Realizar inspeções, emitir laudos e pareceres técnicos no limite de sua capacitação profissional.

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, cursos, seminários e palestras, em assunto de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional.

ü Zelar pelo fiel cumprimento das normas e procedimentos relativos à segurança do trabalho.

 

Nas atividades Operacionais de Limpeza, Manutenção e Conservação Pública

 

ü Executar os serviços que envolvem a usina de asfalto, controlando e regulando as dosagens do líquido asfáltico, recebendo solicitações de necessidades de aplicação de asfalto e reparo na pavimentação de vias públicas, programando os trabalhos, definindo as equipes, analisando a qualidade dos serviços realizados e garantindo o resultado esperado.

ü Executar serviços que envolvem a operação do sistema de coleta de lixo domiciliar, hospitalar, industrial, seletivo urbano e rural e outros, elaborando roteiros das coletas a serem realizadas, mantendo controle da entrada e saída de caminhões para carga e descarga do lixo, emitindo e encaminhando às áreas competentes relatórios periódicos de pesagem do lixo, monitorando o processo de compactação de resíduos sólidos, encaminhando os materiais recicláveis aos locais estabelecidos, acompanhando a realização das atividades de campo para assegurar a qualidade de execução dos trabalhos.

ü Executar serviços que envolvem o sistema de varrição, lavagem de ruas e logradouros públicos, capina, roçagem de matagais, elaborando os roteiros e cronogramas dos trabalhos a serem realizados conforme rotinas estabelecidas, solicitações e reclamações da população, definindo equipes, providenciando a realização de mutirões, requisitando, controlando e distribuindo os materiais necessários às equipes, acompanhando os trabalhos executados, garantido o bom andamento das atividades.

ü Acompanhar e controlar as equipes de campo envolvidas no sistema de varrição e lavagem de ruas e logradouros públicos, estabelecendo os roteiros de trabalho, controlando e encaminhando a freqüência das turmas integrantes do projeto “Gari Comunitário” e dos profissionais próprios da Companhia, distribuindo as tarefas a serem executadas, disponibilizando o material necessário para a realização dos serviços, acompanhando a produtividade das equipes, emitindo relatório correspondente e encaminhando às áreas responsáveis pelos projetos.

ü Executar serviços que envolvem o sistema de fiscalização da limpeza pública, procedendo a vistoria, inspeção e fiscalização das áreas de acordo com a programação estabelecida, orientando e conscientizando a população acerca das irregularidades encontradas, lavrando notificações, autos de infração e outros documentos pertinentes, montando os processos administrativos, encaminhando a documentação às áreas específicas para tramitação e acompanhamento, garantindo e zelando pelo cumprimento de legislações, instruções e regulamentos específicos da área.

 

Nas atividades Operacionais de Saneamento

 

ü Orientar, acompanhar e/ou executar as atividades relativas à operação do sistema de saneamento da Companhia, organizando as equipes envolvidas, definindo escalas de revezamento, bem como participar da análise projetos e/ou cadastros técnicos de subsídios à implantação de planos de manobras operacionais e outros correlatos conforme normas e procedimentos estabelecidos, assegurando o bom andamento das tarefas e a qualidade dos serviços realizados.

ü Atuar no desenvolvimento das atividades de manutenção corretiva e preventiva das máquinas, equipamentos, aparelhos e outros integrantes do sistema de saneamento da Companhia, acompanhando e/ou executando os trabalhos conforme programação estabelecida, definindo escalas de revezamento, garantindo a exatidão das tarefas realizadas, o cumprimento dos prazos e o alcance dos resultados esperados.

ü Executar atividades relativas ao abastecimento de água, acompanhando e controlando necessidades de distritos e outras localidades, elaborando roteiros e cronogramas para atendimento às demandas.

ü Controlar as solicitações de aprovação de projetos de saneamento e loteamento, informando à parte interessada sobre a aprovação ou necessidades de ajustes, providenciando as taxas e valores devidos, bem como comunicando ao proprietário para a retirada do projeto aprovado, retendo e arquivando uma via na área competente.

ü Participar de atividades de pesquisas, estudos, análises e levantamentos de campo, para geração de informações que subsidiem a tomada de decisão para elaboração de projetos de ampliação, alteração e/ou reformulação da infra-estrutura dos sistemas de água e esgoto.

ü Manter organizado e atualizado o cadastro de usuários dos serviços da Companhia, realizando levantamentos, pesquisas de campo, medições nos imóveis, inclusões, alterações e/ou exclusões referentes a economias residenciais, comerciais e industriais, taxas de lixo, dentre outros, encaminhando aos setores competentes para ajustes na emissão das contas.

ü Manter organizado e atualizado o sistema de rotas dos leitoristas, elaborando plantas, determinando o direcionamento e o encaminhamento das equipes para realização dos serviços.

ü Atender às demandas por ligações, religações, cortes, consertos, micromedições dos hidrômetros do sistema de água e esgoto, dentre outros, recebendo ordens de serviços, estabelecendo programação, realizando vistorias em campo, indicando ao usuário o material necessário para ligação, registrando e controlando os serviços realizados em formulário específico.

ü Orientar e controlar os serviços de serralheria que envolvem a confecção de peças e outros componentes dos sistemas de água e esgoto, suprindo necessidades de materiais, definindo equipes de trabalho e atendendo às demandas de serviços dentro dos prazos estabelecidos.

ü Executar atividades que envolvem a fiscalização do sistema de água e esgoto, programando as rotas de visita, procedendo vistorias nos locais especificados, verificando as instalações hidro-sanitárias dos usuários, detectando vazamentos e irregularidades diversas, bem como indicando a viabilidade de concessão das ligações de água e esgoto, registrando e emitindo relatório das ocorrências detectadas, encaminhando ao setor competente para providências.

 

Nas atividades Operacionais de Meio Ambiente

 

ü Executar atividades que envolvem o sistema de Educação Ambiental, agendando e programando visitas de estudantes e membros da comunidade em geral, recebendo-os, acompanhando-os e realizando apresentações sobre o funcionamento e histórico do local visitado, organizando acervo de materiais para pesquisa, atendendo aos públicos interno e externo nas demandas por revistas, fotos, painéis, jornais, livros, fitas e demais documentos do acervo, controlando os empréstimos e número de pesquisas realizadas pelos interessados, bem como recebendo relatórios das escolas provenientes das visitas e pesquisas realizadas por estudantes.

ü Organizar eventos, exposições, oficinas, feiras, palestras e campanhas voltadas para a Educação Ambiental, preparando os locais a serem utilizados, providenciando e confeccionando painéis, materiais educativos e outros, orientando e prestando informações à população, objetivando promover a proteção, conservação e recuperação da qualidade ambiental do município.

ü Participar da realização de pesquisas de campo, voltadas para o meio ambiente, realizando entrevistas junto ao público, registrando as informações coletadas em formulário específico, conforme orientações e procedimentos determinados.

ü Atuar junto aos catadores de lixo locais, identificando e cadastrando-os, para subsidiar a orientação e dar suporte ao processo de organização e formação de associações.

ü Participar de atividades de suporte à elaboração de projetos ambientais para captação de recursos externos.

ü Manter controle dos processos de requisição e distribuição de mudas, orientado os requerentes sobre a entrega do material solicitado, encaminhando-os aos locais apropriados para retirada das mudas.

ü Executar atividades que envolvem a fiscalização do sistema de meio ambiente, atendendo ao público, prestando informações voltadas para demandas de licenciamento e controle ambiental, realizando vistorias técnicas em atendimento a denúncias e /ou solicitações, preparando os expedientes necessários para emissão de licenças prévias, de instalação e de operação para empreendimentos e/ou atividades potencialmente poluidoras, identificando, monitorando e cadastrando fontes poluidoras, emitindo relatórios técnicos.

ü Manter controle da produção de resíduos do aterro sanitário, acompanhando as pesagens diárias por categorias, registrando em formulário específico os dados objetivando subsidiar os estudos e análises sobre a vida útil do aterro sanitário.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio completo, requerendo conhecimentos adicionais específicos relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas de rotina de média complexidade, com variações que demandam iniciativa para a solução de problemas, exigem esforço cognitivo para seu aprendizado além da atenção e concentração para sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são, em geral, de difícil detecção durante sua execução, sendo que seus impactos podem comprometer os produtos e causar desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm influência para formação da imagem da Companhia considerando-se a interface direta junto à população.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de operação da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Sabendo que a construção do clima de trabalho e o bom relacionamento humano são resultantes dos esforços de todos, que o comportamento de uma equipe é resultado do comportamento de seus componentes e, considerando o elevado número de atividades com atendimento a público, o ocupante do cargo deve:

 

·      Promover sempre a valorização do indivíduo, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito.

·      Apresentar-se com distinção, propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades, em especial as que compreendem o contato com o público;

·      Apoiar seu superior na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em colaborar com seus pares.

·      Defender os interesses institucionais junto aos fornecedores e usuários pautando sua ação diária e relacionamento na formalidade, ética, respeito, honestidade e transparência.

 

COMUNICAÇÃO

 

A natureza das atividades do cargo, em especial as que envolvem a orientação de equipes, o acolhimento e atendimento às necessidades individuais e coletivas dos usuários e a mobilização da comunidade, exige o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação, destacando-se:

 

·      Capacidade de se expressar e de promover a mobilização das pessoas utilizando a empatia, a observação e busca de compreensão das necessidades e expectativas do(s) interlocutor(es);

·      Habilidade no uso da linguagem e escolha de canais que promovam a participação, a escuta e boa compreensão dos conteúdos e mensagens; e

·      Capacidade de se expressar sempre de forma, serena, clara, estruturada e coerente com o nível de conhecimento e linguagem de seu(s) interlocutor(es).

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve seguir e orientar o cumprimento das normas e procedimentos internos relativos ao trabalho, observando o cumprimento das determinações e atribuições definidas, executando as atividades de modo atento e orientado para a conquista dos padrões de qualidade e prazos definidos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

·      Conhecer, aplicar e/ou orientar a prática das normas e técnicas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

·      Utilizar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

·      Atender a prioridades de serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, e ou atendendo a determinação dos superiores, para gestão de recursos e prazos de produção; e

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados confidenciais.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar e fazer realizar as atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Pesquisar e promover a adoção de novas técnicas e ferramentas buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos.

·      Aplicar e/ou orientar de modo rigoroso e com destreza os métodos, técnicas, equipamentos de apoio e ferramentas de trabalho que propiciem agilidade e garantam a qualidade na realização das atividades;

·      Utilizar e/ou orientar para o manuseio ágil e preciso das ferramentas e equipamentos relacionados às atividades que realiza;

·      Trabalhar de forma integrada com os membros da equipe de trabalho, mantendo-se informado e contextualizado com as prioridades do setor e da instituição oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

·      Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência junto à equipe, pautando seu comportamento a partir da intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição. Quando em atividades de orientação de equipes e ou grupos deve promover o respeito, a produtividade, o bom clima e a cordialidade nas relações. É necessário também apoiar os superiores, equipes e chefias para a tomada de decisões considerando a observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”, em especial nas atividades que envolvam uso de recursos frágeis e ou escassos, ou que envolvam a movimentação de pessoas.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE OPERAÇÃO IV

 

Sigla: PO IV

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades do sistema de operação da Companhia. A adequada ação do ocupante requer conhecimentos técnicos profissionais específicos nas áreas de Desenho, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Meio Ambiente, Laboratório, Química, Agrícola e outras afins diretamente relacionadas aos processos de trabalho que desenvolve e/ou lidera. Sua atuação demanda o conhecimento inteiro e minucioso dos sistemas da Companhia.

 

O cargo requer o monitoramento continuado das atividades que executa e lidera, envolvendo a participação, formação e liderança de equipes, de acordo com as estratégias da Companhia e das orientações técnicas da respectiva área profissional, exigindo também programação de serviços e de equipes, a elaboração e acompanhamento de cronogramas e outras atividades correlatas que assegurem o cumprimento de metas estabelecidas para sua área de atuação. Sua atuação deverá estar permanentemente voltada para avaliar resultados, com vistas ao aprimoramento dos processos de trabalho.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Operação IV deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Operação III, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas atividades Comuns e Complementares

 

ü Executar e/ou participar das atividades de levantamento, composição, integração, elaboração, controle, tabulação, apuração, análise e avaliação de dados e informações, estudos estatísticos, índices, planejamento, organização, supervisão, programação e acompanhamento, necessárias à tomada de decisões.

ü Controlar a execução e/ou executar trabalhos de natureza técnica integrantes da sua área de atuação, de acordo com padrões, normas, metodologias e instruções determinadas para operacionalização dos sistemas de suporte e operação da Companhia.

ü Participar da elaboração de pesquisas e levantamentos de dados técnicos de obras e serviços relativos à sua área de atuação.

ü Participar da proposição de normas, instruções e especificações técnicas, levantando os dados e informações que subsidiem a elaboração de projetos de obras e serviços no âmbito da Companhia.

ü Acompanhar e participar da aplicação e utilização de programas destinados à operacionalização dos sistemas da sua área de atuação, avaliando os resultados obtidos, em atendimento às necessidades de serviços demandados.

ü Manter organizados e atualizados os arquivos de documentos e informações técnicas referentes a sua área de atuação de forma a facilitar a localização e consultas necessárias.

ü Prestar informações técnicas à população sobre os serviços prestados pela Companhia de acordo com a área de atuação.

ü Realizar especificações técnicas de projetos, equipamentos, máquinas, materiais e outros, fazendo o detalhamento de acordo com normas e padrões estabelecidos.

ü Analisar e interpretar projetos técnicos de acordo com a área de atuação.

ü Utilizar equipamento de processamento eletrônico de dados, abrangendo sua participação no desenvolvimento, utilização e avaliação de softwares e aplicações destinadas aos sistemas de suporte e operação da Companhia.

ü Realizar inspeções, emitir laudos e pareceres técnicos no limite de sua capacitação profissional.

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos, relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, cursos, seminários, palestras, em assuntos de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional.

ü Zelar pelo fiel cumprimento das normas e procedimentos relativos à segurança do trabalho.

 

Nas Atividades Técnicas Operacionais de Limpeza, Manutenção e Conservação Públicas

 

ü Controlar a qualidade da pavimentação asfáltica, realizando testes de granulometria, quantidade de pó de pedra e volume de pedra britada, assegurando sua adequação aos padrões estabelecidos.

ü Propor medidas destinadas a melhorar o funcionamento dos sistemas de varrição, coleta, destino final do lixo, visando o aumento da eficiência e redução dos custos operacionais.

 

Nas atividades Técnicas Operacionais de Saneamento

 

ü Executar atividades que envolvem o sistema de controle de qualidade e de dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento de água e/ou dos esgotos, controlando, orientando e executando os processos relacionados com a coleta de amostras para análise físico-química, bacteriológica, microbiológica e biológica, manipulando, analisando e preparando as substâncias, produtos químicos e soluções padronizadas, realizando as análises, testes, lançando dados em sistema específico, emitindo e interpretando resultados, participando de ações voltadas para análise e pesquisa de qualidade de água consumida pelos clientes, bem como contribuindo na definição de padrões, técnicas e condições de funcionamento de todo aparelhamento técnico de laboratório nas unidades da Companhia.

ü Participar da realização de orçamentos para execução de projetos de obras e serviços voltados para a área de saneamento, levantando valores e preparando planilhas de custos específicos.

ü Executar atividades que envolvem o sistema de tratamento de água, controlando, orientando e executando os processos de preparação de soluções químicas, determinando dosagens em observância à vazão e turbidez da água, acompanhando a limpeza periódica das câmaras de floculação, decantação e filtração, realizando as análises fisico-químicas da água em intervalos pré-determinados, analisando os resultados, assegurando a qualidade e os padrões de potabilidade exigidos.

ü Controlar, orientar e ou executar as atividades técnicas de manutenção corretiva e preventiva, envolvendo os serviços de mecânica, elétrica, eletrônica, hidráulica, de instrumentação, pneumática, de redes e outros nas máquinas, equipamentos e instrumentos acoplados ao sistema de saneamento da Companhia, bem como preparando a programação dos serviços executados por equipe própria ou de terceiros.

ü Participar de planos, programas, projetos educativos, levantamentos e controle de dados e informações relacionadas à área de saneamento de acordo com as demandas e metas estabelecidas.

ü Vistoriar e acompanhar obras, serviços e edificações relacionadas ao sistema operacional da Companhia, realizadas com recursos próprios ou de convênios, por equipe própria ou por terceiros contratados, verificando a quantidade e a qualidade dos materiais utilizados, observando o andamento dos trabalhos, realizando as medições técnicas, participando da análise de relatórios técnicos e outros documentos relativos ao desenvolvimento e conclusão dos serviços, controlando os respectivos cronogramas, tomando as medidas necessárias para assegurar o cumprimento das condições estabelecidas nos projetos.

ü Executar trabalhos técnicos referentes à elaboração de projetos, programas, pesquisas, levantamentos de campo e outros relacionados ao sistema de operação da Companhia, acompanhando o desenvolvimento e implantação de acordo com orientações, normas e procedimentos e emitindo pareceres.

ü Elaborar croquis, desenhos, plantas e projetos de obras, serviços e outros, utilizando técnicas e softwares específicos, em atendimento às demandas da área de atuação.

ü Analisar documentos, informações, projetos, plantas e outros, efetuando cálculos, instruindo processos, emitindo documentos pertinentes, em observância às normas estabelecidas.

 

Nas Atividades Técnicas Operacionais de Meio Ambiente

 

ü Executar atividades topográficas relacionadas à elaboração de projetos para captação de recursos na área ambiental, analisando mapas, elaborando plantas, estudando as especificações, calculando medições, preparando os desenhos topográficos, utilizando instrumentos e aparelhos específicos, efetuando marcações, fornecendo os dados necessários para subsidiar estudos técnicos e elaboração de projetos.

ü Contribuir para o planejamento e execução dos projetos desenvolvidos pela Companhia nas áreas verdes, orientando quanto às técnicas de plantio, de produção de mudas, manutenção dos espaços físicos e coordenação de manejo, poda e retirada da arborização do Município, identificando e cadastrando em sistema específico as espécies de árvores porta-sementes, controlando os estoques de insumos e mudas, bem como mantendo o controle do processo de distribuição de mudas.

ü Exercer atividades relativas à fiscalização ambiental, vistoriando os locais conforme rotinas estabelecidas ou em atendimento a denúncias diversas, notificando, autuando, interditando ou embargando atividades poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, liberando termos de anuências, alvarás e outros documentos para autorização de funcionamento de atividades com potencial poluidor, bem como vistoriando as áreas de solicitação de cortes de árvores e podas drásticas, emitindo pareceres e relatórios técnicos, contribuindo para a melhoria das condições ambientais.

ü Orientar tecnicamente as operações de limpeza pública do município, controlando e acompanhando periodicamente os serviços executados, preparando relatórios e encaminhando aos órgãos regulamentadores para conhecimento e análise.

ü Executar trabalhos técnicos referentes à elaboração de projetos, programas, pesquisas e outros relacionados à área ambiental, acompanhando o desenvolvimento e implantação de acordo com orientações, normas e procedimentos e emitindo pareceres.

ü Efetuar pesquisas de campo para elaboração de projetos e atendimento às solicitações da área ambiental.

ü Participar de planos, programas, projetos educativos, levantamentos e controle de dados e informações relacionadas à área ambiental de acordo com as demandas e metas estabelecidas.

ü Executar atividades voltadas para a manutenção e conservação de parques, jardins e logradouros públicos, programando, controlando e acompanhando as ações de varrição, jardinagem, poda, plantio, irrigação, adubação, reforma de equipamentos de lazer e outros.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio completo, preferencialmente de natureza profissionalizante, requerendo conhecimento adicionais especializados relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas técnicas variadas e algo complexas que demandam desde a padronização de procedimentos à iniciativa para a inovação e ou solução de problemas, exigem esforço cognitivo para seu aprendizado, permanente atualização e estudo, rigor técnico e concentração para sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são de difícil detecção durante sua execução, sendo que seus impactos geralmente comprometem os produtos, e quando ocorre, causam perda de recursos, prejuízos financeiros e ou desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm elevada influência para formação da imagem da Companhia, em especial quanto à percepção de qualidade e competência técnica dos serviços e produtos entregues à população.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de operação da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

O ocupante do cargo deve relacionar-se consciente de que construção do clima de trabalho e o bom relacionamento humano são resultantes dos esforços de todos e que o comportamento de uma equipe é resultado do comportamento de seus componentes. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

 

·      Apresentar-se com distinção, propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades, em especial as que compreendem o contato com os munícipes;

·      Promover sempre a valorização do indivíduo, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito;

·      Colaborar com seu superior e demais chefias na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com seus pares; e

·      Estimular o desenvolvimento dos demais profissionais da Companhia, valorizando o estudo e o aprimoramento técnico.

 

COMUNICAÇÃO

 

As atividades do cargo envolvem a orientação técnica de outros profissionais, explorações de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional, e atendimento às necessidades individuais e coletivas dos usuários, exigindo o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim o ocupante do cargo deve:

 

·      Expressar-se observando a compreensão das mensagens e conteúdos por parte dos seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

·      Desenvolver as habilidades relacionadas à comunicação escrita, realizando de modo preciso o registro dos conteúdos e trabalhos técnicos de sua competência.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve seguir e orientar o cumprimento de normas e procedimentos técnicos relativos ao trabalho, observando as determinações e atribuições definidas, executando as atividades de modo atento e orientado para a conquista dos padrões de qualidade e prazos definidos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

·      Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao uso das ferramentas e ao trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

·      Atender a prioridades dos serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos;

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados confidenciais.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar e fazer realizar as atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Pesquisar e promover a adoção de novas técnicas e ferramentas buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos;

·      Aplicar e orientar com relação à utilização de métodos e técnicas de trabalho, uso de ferramentas e ou equipamentos buscando maior agilidade e garantia da qualidade desejada para a realização das tarefas;

·      Utilizar e alocar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

·      Trabalhar de forma integrada com sua equipe e demais áreas da instituição, indicando a ordenação das atividades para o atendimento às normas técnicas, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

·      Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência pessoal e responsabilidade técnica junto à equipe e instituição, para tanto deve:

 

·      Comportar-se com intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição;

·      Desenvolver sua capacidade de perceber diferenças individuais, buscando as melhores características, habilidades e competências, para orientar a distribuição de tarefas; e

·      Colaborar com as demais chefias, seus superiores e equipes para a tomada de decisões considerando a observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE OPERAÇÃO V

 

Sigla: PO V

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades do sistema de operação da Companhia, que exigem, para sua execução, a aplicação sistematizada de conhecimentos profissionais adquiridos por meio de formação acadêmica de nível superior, nas áreas de Engenharia, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Bioquímica, Comunicação Social, Meio Ambiente, Estatística e outras afins, acrescidas de conhecimentos específicos necessários aos processos de trabalho que desenvolve. Estes conhecimentos serão aplicados em áreas específicas do campo de suas atividades, inclusive na orientação técnica a funcionários que integram sua equipe de trabalho.

 

O cargo requer do ocupante a coordenação, o desenvolvimento, a organização, o controle e a execução de projetos, pesquisas, análises, projeções e outros em áreas especializadas de nível superior, necessária à implementação dos objetivos dos sistemas e das estratégias da Administração da Companhia e/ou orientação e liderança de atividades de outros cargos de nível básico, médio ou superior, dirigindo trabalhos, de forma isolada ou em equipes, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas.

 

As ações do cargo são desenvolvidas em ambiente de multidisciplinaridade, que exige do ocupante a aplicação de conhecimentos relacionados aos diversos processos e sistemas da Companhia, em concordância com as diretrizes, metas e prioridades estabelecidas pela Administração Superior, cabendo a execução de tarefas tais como as detalhadas a seguir e de outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

ü Desenvolver, organizar, controlar e/ou executar trabalhos técnicos especializados, a partir das orientações e estratégias da Administração Superior da Companhia, planejando serviços e atividades, definindo e solucionando problemas, coordenando a realização de pesquisas, análises, planos e projetos em sua área de atuação profissional, avaliando resultados e corrigindo cursos de ação;

ü Fazer cumprir em sua área de atuação, as soluções definidas para o desenvolvimento das atividades do sistema de operação da Companhia, bem como as orientações para a implantação de atividades políticas, diretrizes e recomendações estabelecidas pela Administração Superior;

ü Definir e solucionar problemas, apresentando caminhos alternativos de ação e especificando resultados prováveis;

ü Coordenar a realização de pesquisas, análises, planos e projetos em sua área de especialização;

ü Promover a adequada utilização dos recursos disponíveis (materiais, humanos, financeiros e outros);

ü Organizar e implantar processos, métodos, rotinas e procedimentos necessários à operacionalização do sistema de operação da Companhia, buscando a otimização dos serviços realizados;

ü Acompanhar as investigações de perícias técnicas em sua área de competência profissional, analisando laudos, pareceres ou relatórios emitidos pelo profissional competente;

ü Coordenar, desenvolver ou dirigir trabalhos técnicos especializados da área de atuação, de forma isolada ou em equipes de trabalho;

ü Realizar estudos e pesquisas em sua área de competência profissional, subsidiando a tomada de decisão da Administração Superior;

ü Fazer análises e projeções sobre assuntos de sua área de especialidade, inclusive como complemento à atividade desenvolvida por outras áreas da Companhia;

ü Controlar, acompanhar e analisar a execução de trabalhos técnicos contratados a terceiros, verificando a compatibilidade dos resultados intermediários e finais, com os objetivos e padrões estabelecidos pelo da Companhia;

ü Coordenar trabalhos junto às diversas unidades estruturais da Companhia, em assuntos de sua especialidade;

ü Coordenar a elaboração de contratos, projetos e outros documentos de interesse da Companhia;

ü Acompanhar a legislação em vigor, relacionada à área de sua competência;

ü Desempenhar outras atribuições que na forma da lei que regulamenta a profissão se incluam na sua esfera de competência.

 

No desempenho do cargo será exigido do ocupante a utilização de equipamentos de processamento eletrônico de dados, abrangendo sua participação no desenvolvimento, utilização e avaliação de “softwares” e aplicações destinadas aos sistemas da Companhia.

 

Independente da área de atuação específica é responsabilidade de todo ocupante do cargo, a execução de tarefas tais como:

 

ü Manter a ordem, segurança e as condições de conservação e higiene do local de trabalho;

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados;

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, elaborando programas, ministrando cursos, seminários e palestras, em assuntos de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional;

ü Executar tarefas próprias dos cargos de menor nível hierárquico, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas de suporte e operacional e da Companhia.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino superior completo, requerendo conhecimentos adicionais especializados e certificados exigíveis e/ou relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas técnicas variadas e complexas que demandam desde a padronização de procedimentos à iniciativa para a inovação e ou solução de problemas que requerem decisões originais, além de julgamento, planejamento,organização e integração com outros processos e atividades. Exigem permanente atualização e estudo, rigor técnico e visão sistêmica sua realização.

 

Os erros decorrentes do trabalho podem ser de difícil detecção, sendo que seus impactos geralmente comprometem os produtos, serviços, relacionamentos e interfaces produtivas da Companhia, e quando ocorrem, causam perdas de recursos, prejuízos financeiros, para a comunidade e ou desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm elevada influência para formação da imagem da Companhia.As atividades geralmente estão relacionadas com o acesso e manipulação de dados e informações de uso e divulgação restrita que se utilizados e ou manuseados incorretamente poderão acarretar prejuízos para o clima organizacional e ou institucionais.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

O ocupante do cargo deve relacionar-se consciente de seu papel como referência comportamental na construção do clima e do bom relacionamento humano. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

 

·      Apresentar-se com propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades;

·      Promover a valorização do ser humano, tratando as pessoas com atenção, educação, receptividade, envolvimento, postura de escuta, calma, seriedade e respeito à individualidade, buscando estabelecer um clima de confiança nas relações.

·      Apoiar a Administração da Companhia para a construção de um bom e produtivo clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com os integrantes de toda a instituição; e

·      Estimular o desenvolvimento dos demais profissionais da Companhia, valorizando o estudo e o aprimoramento pessoal e profissional.

 

COMUNICAÇÃO

 

As atividades do cargo envolvem a orientação técnica a outros profissionais, explorações de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional e atendimento às necessidades, coletiva e individual, da comunidade, exigindo o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim o ocupante do cargo deve:

 

·      Desenvolver as habilidades de escuta realizando o acolhimento às demandas internas e externas com atenção e valorização do interlocutor, organizando, traduzindo e encaminhando com responsabilidade para a solução das questões e ou problemas;

·      Expressar-se observando a compreensão das mensagens e conteúdos por parte dos seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

·      Desenvolver as habilidades relacionadas à comunicação escrita, realizando de modo preciso e consistente o registro de conteúdos, estudos, pesquisas e relatórios de sua área de competência.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve se orientar por meio de normas e procedimentos técnicos relativos ao trabalho executando as atividades com elevada atenção, orientado para a segurança, garantia e melhoria dos padrões de qualidade.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

·      Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao uso das ferramentas e ao trabalho que realiza, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

·      Organizar o trabalho e processos buscando evitar acidentes, riscos, desperdício de recursos e falhas ou erros de execução;

·      Atender a prioridades dos serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos;

·      Utilizar e promover a utilização das ferramentas e infra-estrutura com cuidado, respeitando e observando as instruções e orientações técnicas para seu máximo aproveitamento e durabilidade;

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados e informações confidenciais; e

·      Participar e estimular os profissionais em ações de qualificação e campanhas de segurança, atendendo às definições da gestão da companhia.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo planejar, organizar, realizar, fazer realizar e acompanhar a realização das atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Organizar o trabalho, atender às prioridades dos serviços e orientar as equipes com foco na maximização e otimização dos processos, melhor utilizando e alocando, os recursos, insumos, máquinas e ferramentas para o atendimento às prioridades institucionais e da comunidade.

·      Pesquisar e promover a adoção de novas técnicas e ferramentas buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos;

·      Aplicar e orientar com relação à utilização de métodos e técnicas de trabalho, uso de ferramentas e ou equipamentos buscando maior agilidade e garantia da qualidade desejada para a realização das tarefas;

·      Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência pessoal e responsabilidade técnica junto aos demais profissionais da instituição em especial junto à sua equipe, para tanto deve:

 

·      Comportar-se com intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição;

·      Desenvolver sua capacidade de perceber diferenças individuais, buscando as melhores características, habilidades e competências, para orientar a distribuição de tarefas;

·      Colaborar com as demais chefias, seus superiores e equipes para a tomada de decisões considerando a aplicação dos conhecimentos e procedimentos relativos à sua área de atuação e formação com foco na observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”;e

·      Apoiar, a pedido de seus superiores ou pares, na realização de ações relacionadas à gestão de pessoas, orientando e oferecendo suporte, capacitação profissional, solução de conflitos e desenvolvimento do clima de trabalho.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE SUPORTE I

 

Sigla: PS I

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades básicas de suporte ao sistema de operação da Companhia.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas atividades Comuns e Complementares

 

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios equipamentos relativos à área de atuação mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar o controle de qualidade dos serviços realizados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

 

Nas atividades de Serviços Gerais

 

ü Executar serviços de limpeza, higienização e conservação de imóveis, móveis, utensílios, equipamentos e correlatos nas dependências internas e externas da Companhia, mantendo em estado adequado para utilização.

ü Executar serviços de copa e cozinha, preparando refeições e lanches de acordo com os padrões estabelecidos.

ü Executar serviços de transporte, remoção e arrumação de móveis, equipamentos, máquinas, materiais e outros.

ü Executar serviços de limpeza de veículos automotores, utilizando-se de materiais e produtos adequados.

ü Executar atividades auxiliares de manutenção preventiva e corretiva das máquinas e equipamentos de escritório e outros.

ü Entregar processos, documentos, material impresso e/ou pequenos volumes às diversas unidades estruturais da Companhia, bem como outros órgãos públicos e privados.

ü Executar nas dependências internas e externas da Companhia serviços simples de pintura, alvenaria, marcenaria, carpintaria, elétrica, hidráulica e outros correlatos, bem como pequenas obras civis, realizando bases de construção, estruturas de concreto e instalação de equipamentos e máquinas em atendimento às solicitações de serviços e obras.

ü Executar serviços de manutenção elétrica e mecânica corretiva e preventiva nos veículos, da Companhia, utilizando ferramentas específicas ou outros utensílios, reparando e/ou substituindo peças ou conjuntos, realizando lavagens e lubrificações, testando e comprovando a exatidão dos trabalhos executados.

ü Executar serviços relativos à guarda e vigilância, mantendo a ordem e segurança nas dependências internas e externas da Companhia, realizando rondas, registrando ocorrências, tomando as providências cabíveis nas irregularidades observadas, conforme orientações específicas.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua o ensino fundamental completo, requerendo a aquisição de conhecimentos adicionais conforme o grupo de atividades que irá realizar.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo não exige experiência do ocupante.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas rotineiras, cujo aprendizado requer pouco espaço de tempo e esforço cognitivo. Os erros decorrentes do trabalho são facilmente corrigidos durante sua própria execução, sendo seus impactos pouco significativos sobre os resultados da tarefa executada. As atividades previstas para o cargo têm pouca ou nenhuma influência para formação da imagem da Companhia considerando-se que os contatos de seus ocupantes são restritos aos colaboradores internos, sendo suficiente para o profissional o conhecimento da estrutura física de sua área de atuação.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Considerando a natureza das atividades, o desenvolvimento profissional do ocupante do cargo indica a necessidade de cuidados básicos quanto à apresentação, higiene e limpeza pessoal. Também é importante sua disponibilidade e boa vontade em participar e colaborar para com o trabalho de sua equipe.

 

COMUNICAÇÃO

 

O ocupante do cargo é pouco exigido quanto às habilidades de comunicação, sendo importante desenvolver sua capacidade de empatia, para que seja capaz de compreender as necessidades e colocações de seus superiores, seus pares e munícipes evitando assim situações de conflito. Quando em atividades de contatos internos deve aprimorar a escuta e capacidade de compreensão.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve atender as normas e procedimentos internos relativos às atividades que realiza e os relacionados ao trabalho, observando com rigor o cumprimento das determinações e atribuições definidas, realizando as atividades de rotina de modo atento, dispensando supervisão e controle contínuo.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo e pontual ao trabalho e cumprir com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

·      Conhecer e praticar as normas de segurança relativas ao trabalho que realiza buscando orientações para evitar acidentes e riscos; e

·      Utilizar corretamente os equipamentos de segurança durante toda a extensão da atividade que os exijam.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar suas atividades buscando o melhor desempenho e produtividade. Para isto é importante:

 

·      Cumprir os prazos e critérios de qualidade orientados pelo superior imediato;

·      Aplicar as técnicas de trabalho e utilizar com destreza as ferramentas necessárias à maximização do esforço produtivo; e

·      Trabalhar de forma colaborativa e articulada com as necessidades dos demais membros de sua equipe, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

As competências de gestão de pessoas não são exigidas aos ocupantes do cargo, sendo importante, entretanto, a colaboração para com os superiores imediatos e a adoção de atitudes e comportamentos que promovam a harmonia e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de trabalho.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE SUPORTE II

 

Sigla: PS II

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades de suporte ao sistema de operação da Companhia, que requerem o conhecimento dos processos integrantes de sua área de atividade, exigindo a aplicação de conhecimentos básicos no seu campo de atuação.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Suporte II deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Suporte I, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Atividades Comuns e Complementares

 

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades.

ü Registrar dados e informações sobre as tarefas executadas, preencher documentos de acompanhamento das atividades, bem como requisitar materiais e equipamentos necessários a sua atuação.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento relacionados com sua área de competência profissional.

 

Atividades de Apoio Administrativo

 

ü Executar atividades de preparação de contas de água, esgoto e coleta de lixo, realizando a apuração da leitura dos hidrômetros, conforme dados coletados, lançando parcelamentos, ajustando números de economias, apontando divergências de consumo para verificação, utilizando sistema específico, objetivando a correta emissão das contas.

ü Realizar atividades de fiscalização relacionadas ao consumo de água nos domicílios, apurando e registrando em equipamento específico as leituras dos hidrômetros, conforme rotas e prazos pré-estabelecidos, encaminhando ao setor competente para inserção dos dados coletados no sistema.

ü Receber e conferir as contas de água, esgoto e coleta de lixo emitidas, separando-as por rota para a realização da distribuição.

ü Realizar a coleta das contas pagas junto às empresas responsáveis pelo processo de cobrança, conferindo os recebimentos, de acordo com procedimentos estabelecidos.

ü Executar serviços simples de coleta, levantamento, registro, conferência e lançamento de dados, preenchendo formulários, demonstrativos, guias de recolhimentos, fichas de acompanhamento, carimbando-os e fornecendo informações, documentos, arquivo eletrônico e outros.

ü Executar serviços simples de digitação, copiando de originais e/ou minutas, preparando textos e outros de acordo com os padrões estabelecidos.

ü Atender ao público em geral, pessoalmente ou por telefone, identificando, prestando informações e/ou encaminhando às unidades administrativas de acordo com o assunto a ser tratado.

ü Operar equipamentos de reprodução de cópias de documentos, em atendimento às demandas internas, conforme normas específicas.

ü Realizar atividades de protocolo em geral, montando, capeando e distribuindo os processos e demais documentos, em observância as normas e procedimentos estabelecidos.

ü Acompanhar entrada e saída de processos via sistema informatizado, procedendo a sua distribuição.

ü Arquivar processos, correspondências, formulários, legislações e outros documentos, mantendo os arquivos organizados e atualizados, bem como atender solicitações de documentos arquivados para disponibilização às unidades administrativas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos.

ü Operar equipamentos de comunicação, tais como mesa telefônica, fac-símile e outros correlatos, atendendo, transferindo, cadastrando, completando chamadas telefônicas e prestando informações.

ü Manter controle permanente dos bens patrimoniais, localizando-os, identificando-os e/ou efetuando gravações, de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos.

 

Nas atividades de Condução e Conservação de Veículos Leves e Pesados

 

ü Dirigir veículos leves e pesados transportando pessoas, cargas, resíduos sólidos e/ou materiais autorizados aos locais determinados.

ü Vistoriar periodicamente as condições do veículo utilizado e providenciar reparos de emergência, troca de pneus, lavagens, guinchamentos e outros.

ü Identificar e indicar as necessidades de reparos nos sistemas elétricos e mecânicos dos veículos da Companhia.

ü Manter sob sua responsabilidade os documentos de porte obrigatório do veículo, observando as orientações para a revalidação dos mesmos.

ü Registrar, em formulário específico, os percursos realizados, quilometragem e itinerários da frota oficial.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio incompleto, requerendo conhecimentos adicionais teóricos e práticos conforme o grupo de atividades que irá realizar.

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

Para as atividades que envolvam a condução de veículos leves e pesados o ocupante deverá possuir Carteira Nacional de Habilitação, emitida por órgão oficial de trânsito, de acordo com as exigências das respectivas categorias.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas de pequena e média complexidade, que exigem pouco esforço cognitivo para seu aprendizado mas atenção e concentração para sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são facilmente corrigidos durante sua própria execução ou em atividades subseqüentes, sendo seus impactos pouco comprometedores para os produtos em que estão inseridos. As atividades e contatos previstos para o cargo têm alguma influência para formação da imagem da Companhia, considerando-se a interface direta ou por meio dos resultados de seu trabalho junto à população. O exercício das atividades que envolvem a manutenção e ou condução de veículos leves e pesados exigem conhecimentos e habilidades no uso de ferramentas e recursos que demandam elevada atenção, conhecimento técnico mecânico e de direção defensiva.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Os contatos com a população, as tarefas relacionadas ao atendimento a público e de convivência no trânsito, exigem do ocupante do cargo permanente cuidado quanto à apresentação pessoal, que deve promover sempre a valorização do indivíduo. Para isto deve tratar as pessoas com as quais convive de maneira sóbria, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito. Deve ainda procurar apoiar seu superior na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em colaborar com seus pares.

 

COMUNICAÇÃO

 

A natureza das atividades do cargo exige o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Destas destacam-se as que envolvem a escuta, compreensão e expressão das mensagens. Somente assim poderá realizar um acolhimento e atendimento às expectativas e necessidades dos demais profissionais e dos usuários. Também, em função do número significativo de tarefas que demandam o contato interpessoal, cabe ao ocupante expressar-se e sempre de forma serena, clara e estruturada.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve atender rigorosamente as normas e procedimentos internos relativos ao trabalho que realiza, observando o cumprimento das determinações e atribuições definidas, executando as atividades de rotina com atenção permanente, dispensando supervisão e controle contínuos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo e pontual ao trabalho e cumprir com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

·      Conhecer e praticar as normas e técnicas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando orientações para evitar acidentes e riscos e utilizando correta e continuamente os equipamentos de segurança;

·      Utilizar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

·      No exercício de atividades que envolvam a condução de veículos, deve utilizar permanentemente as técnicas de condução instituídas como de “Direção Defensiva”; e

·      Atender a prioridades de serviços conforme determinação dos superiores, considerando que os produtos de seu trabalho fazem parte de processos mais complexos e extensos.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar suas atividades buscando o melhor desempenho e produtividade. Para isto é importante:

 

·      Cumprir os prazos e critérios de qualidade pré-definidos em normas internas e/ou orientados pelo superior imediato;

·      Aplicar rigorosamente os métodos e técnicas de trabalho que propiciem agilidade e garantam a qualidade na realização das tarefas;

·      Utilizar com agilidade as ferramentas necessárias à maximização do esforço produtivo com ganho de produtividade;

·      Desenvolver as atividades de manutenção e condução de veículos e equipamentos de modo atento e considerando os ganho de produtividade e redução de custos relacionado à prevenção de quebra e ou falhas; e

·      Trabalhar de forma integrada com os membros de sua equipe de trabalho, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário, buscando garantir o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos em que suas atividades estão inseridas.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

As competências de gestão de pessoas não são exigidas aos ocupantes do cargo, sendo importante, entretanto, a colaboração para com os superiores imediatos e a adoção de atitudes e comportamentos que promovam a harmonia e o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de trabalho. Também é importante que o ocupante do cargo procure compreender a importância das “normas técnicas” e do “rigor técnico”, em especial nas atividades que envolvam manutenção e ou condução de veículos e ou equipamentos.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE SUPORTE III

 

Sigla: PS III

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades de suporte ao sistema de operação da Companhia. A adequada ação do ocupante requer conhecimentos profissionais específicos, diretamente relacionados aos processos de trabalho em que está envolvido, requerendo a compreensão dos sistemas da Companhia.

 

O cargo requer acompanhamento permanente das atividades que desenvolve, sendo executadas em observância às normas específicas, orientações técnicas e funcionais estabelecidas pela liderança de seu grupo de trabalho, exigindo também a programação de serviços e de equipes, elaboração e acompanhamento de cronogramas e outras atividades correlatas que assegurem o cumprimento de metas estabelecidas para sua área de atuação.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Suporte III deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Suporte II, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas Atividades Comuns e Complementares

 

ü Preparar correspondências, circulares, cronogramas, escalas de plantão, apresentações, planilhas, avisos, editais, contratos, ofícios, tabelas, relatórios e outros documentos, utilizando equipamentos de processamento eletrônico de dados, com a aplicação de “softwares” específicos, conforme demandas dos respectivos processos de trabalho.

ü Conferir a partir de originais, os serviços processados, assinalando e/ou corrigindo as divergências encontradas.

ü Coletar, reunir, tabular e analisar as informações necessárias à tomada de decisões dos níveis superiores.

ü Redigir correspondências, minutas de relatórios, pareceres e outros relacionados à área de atuação, assegurando o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa.

ü Receber e verificar o conteúdo de processos e documentos relativos à área de atuação, emitindo despachos padronizados de acordo com a orientação do superior imediato e providenciando sua distribuição.

ü Requisitar materiais e instrumentos necessários à realização de tarefas, emitindo pedidos e/ou solicitações de compras, especificando tipo, quantidade e encaminhando ao superior imediato para autorização.

ü Utilizar meios de comunicação, tais como aparelho de “fac-símile”, internet, telefone e outros, necessários ao fluxo de informação da sua área de atuação de acordo com normas internas específicas.ao superior imediato para autorização.

ü Manter contatos internos e externos, prestando e recebendo informações sobre as operações realizadas na sua área de atuação, procurando manter a uniformidade de atendimento e compatiblização das atividades.

ü Manter permanente atualização da legislação, das políticas, das diretrizes, das normas, dos procedimentos operacionais administrativos, financeiros e organizacionais que interagem e/ou influenciam nas atividades da área de atuação.

ü Auxiliar na análise das solicitações dos serviços, conferindo a exatidão da documentação a partir das normas e regulamentos vigentes, disponibilizando e diligenciando a solução junto às unidades administrativas competentes.

ü Participar da preparação de programas de visitantes à Companhia, tomando as medidas necessárias para recepção de estudantes, comitivas, autoridades, personalidades e outros.

ü Participar de campanhas e eventos institucionais promovidos pela Companhia

ü Utilizar equipamento de processamento eletrônico de dados, conforme demandas dos respectivos processos e sistemas, com aplicação de softwares específicos ou generalistas.

ü Realizar inspeções, emitir laudos e pareceres técnicos no limite de sua capacitação profissional.

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando a melhoria do atendimento ao público.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, cursos, seminários e palestras, em assunto de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional.

 

Nas Atividades Administrativas

 

ü Executar atividades que envolvem controle de estoque, codificação, conferência, inspeção, armazenamento, atendimento às requisições de materiais, máquinas e equipamentos, separando-os de acordo com as solicitações de cada unidade; preparação dos processos de pagamento aos fornecedores; registros de entradas e saídas de materiais acompanhando os níveis de consumo e emitindo os relatórios correspondentes; apuração de estoque físico para preparação de inventários periódicos, emissão de requisição de compras para reposição de estoque.

ü Executar atividades que envolvem processos de compra de materiais e serviços; preparação, análise, emissão e/ou atualização de cadastro de fornecedores; recebimento de solicitações de compras, realização de coleta de preços; definição do processo de aquisição; auxilio na preparação, instrumentalização e operacionalização de processos licitatórios; preparação, controle e acompanhamento de contratos de fornecimento de bens, serviços e obras; solicitação de reserva do valor financeiro a ser desembolsado para aquisição e autorização de empenho; confirmação de recebimento de material conforme especificação para preparação do processo para pagamento ao fornecedor.

ü Executar atividades que envolvem controle patrimonial, orientação, regularização, aquisição, venda, registro em sistema específico, incorporação, cadastramento, codificação, identificação, transferência, doação, controle de bens inservíveis, leilão, emissão de termo de responsabilidades e elaboração do inventário anual.

ü Executar atividades que envolvem a movimentação financeira, realizando programações e projeções das receitas e despesas, de controle de prazo e efetivação de pagamento (emissão de cheques, ordens de crédito, depósitos bancários e conciliação de contas), de controle do faturamento emitido e cobrança das contas e valores devidos à Companhia, realizando as baixas das contas recebidas em sistema específico, procedendo as conferências e ajustes necessários, e emitindo os relatórios definitivos de receitas para encaminhamento aos setores competentes.

ü Executar atividades que envolvem processos de lançamentos de documentos contábeis e financeiros e de contabilização dos atos e fatos administrativos, fazendo acompanhamento do fluxo de caixa.

ü Realizar atividades relacionadas aos processos de recrutamento e seleção de funcionários e estagiários por meio de concursos públicos e/ou contratações temporárias, providenciando os processo de contratação de acordo com as normas de editais, encaminhando resultados para divulgação, realizando os cadastros, contratos e demais documentações necessárias à efetivação da admissão.

ü Realizar atividades que envolvem os expedientes relativos às demissões, afastamentos, aposentadorias e correlatos, providenciando os atos e documentações necessárias, exigidos por normas internas e por legislação específica.

ü Executar atividades que envolvem a elaboração da folha de pagamento; apuração de freqüências; controle e execução das concessões de direitos, vantagens e benefícios; cálculo e emissão de guias de encargos sociais; elaboração de escalas de revezamento; aquisição e controle da distribuição de vale transporte; elaboração e emissão de guias e relatórios periódicos obrigatórios; atualização e organização dos históricos funcionais; controle das atividades de medicina e segurança do trabalho; acompanhamento dos processos trabalhistas em andamento, buscando permanente atualização em relação à legislação trabalhista.

ü Participar da elaboração de programas de desenvolvimento e capacitação de funcionários, participando dos levantamentos de necessidades de treinamento, agendando de acordo com as solicitações e autorizações, providenciando os expedientes necessários à realização de inscrições, contactando as instituições, informando aos participantes, organizando os espaços físicos, preparando os materiais necessários e todos os documentos referentes ao controle da freqüência e certificação dos participantes em caso de treinamentos internos, bem como realizando outras atividades pertinentes.

ü Atuar na manutenção e atualização do Plano de Cargos e Salários e do Sistema de Avaliação de Desempenho, realizando alterações, registros, acompanhamentos e outros correlatos, de acordo com as normas e legislações específicas.

ü Receber documentos para protocolo, analisando o conteúdo, autenticando e prestando informações sobre processos e outros documentos, observando normas internas específicas.

ü Controlar o fluxo de documentos destinados à Companhia, recebendo, triando e registrando as correspondências entregues pelos Correios e outros órgãos.

ü Executar atividades que envolvem a organização e controle de documentos e informações, recebendo e analisando os documentos a serem arquivados, identificando conteúdo, tipo, período, prazos de retenção e outros pertinentes, arquivando documentos de acordo com normas internas específicas, disponibilizando e controlando empréstimos de documentos aos públicos interno e externo.

ü Realizar atividades relativas ao processo de utilização e manutenção dos veículos da Companhia; controle de agenda de compromissos da frota a serviço das secretarias e cidadãos; acompanhamento da validade dos equipamentos de segurança, emplacamento, renovação, licenciamento, seguros, controle de notificações e infrações, de documentação dos veículos e motoristas, acompanhamento de perícias em caso de acidentes e outras providências legais junto aos órgãos competentes.

ü Realizar atividades de secretaria da Administração da Companhia, programando agendas de compromissos, redigindo expedientes administrativos, recebendo e triando correspondências, publicações, documentos e outros, organizando eventos internos e externos, preparando e secretariando reuniões do Conselho de Administração e de Diretoria, mantendo atualizado o arquivo de documentos referentes à área, recepcionando pessoas, recebendo e efetuando ligações internas e externas e atendendo às áreas nas solicitações quanto às leis, decretos, atas e outros documentos pertinentes à Companhia.

ü Controlar e acompanhar o consumo de energia elétrica das Unidades Consumidoras do Município, efetuando leituras, lançando os dados em sistema específico, emitindo relatórios, encaminhando para as áreas competentes para análise e avaliação dos gastos.

ü Solicitar junto às prestadoras de serviços, a manutenção preventiva e corretiva de móveis, máquinas e equipamentos e outros bens patrimoniais de propriedade e uso da Companhia, acompanhando e avaliando o desempenho técnico das empresas contratadas.

ü Manter controle permanente dos contratos firmados com empresas prestadoras de serviço, acompanhando prazos de vencimento, encaminhando aos setores competentes para renovações, aditivos, encerramentos, dentre outras medidas, de acordo com solicitações das diversas áreas da Companhia.

ü Executar atividades que envolvem o projeto “Gari Comunitário”, acompanhando e controlando os processos admissionais e demissionais de garis e dos detentos vinculados às suas respectivas associações, preparando e encaminhando as folhas de ponto para controle de freqüência das turmas, realizando cálculos da folha de pagamento dos garis e detentos, apurando os respectivos encargos sociais, preparando as planilhas de repasse, solicitando os valores ao setor financeiro para providências de pagamento às associações, realizando o fechamento da prestação de contas de cada associação, em observância às normas e procedimentos internos específicos.

ü Manter controle do andamento de projetos que envolvem a captação de recursos externos, acompanhando a tramitação dos processos junto aos órgãos competentes, a prestação de contas após a assinatura dos convênios e outras correlatas.

ü Atender aos usuários dos serviços ofertados pela Companhia, identificando as demandas, fazendo triagem, prestando informações específicas, fornecendo formulários necessários, preparando, emitindo e/ou recebendo documentos de acordo com as necessidades demandadas, recebendo solicitações, reclamações procedendo aos registros dos atendimentos realizados, encaminhando as ordens de serviço aos setores competentes de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos.

ü Estabelecer os cronogramas de realização de serviços, programando os trabalhos de vistoria, fiscalização e execução de trabalhos diversos oriundos das solicitações, requerimentos, reclamações, necessidades de cortes, religações, acertos de economias e outros relativos aos sistemas de água, esgoto e coleta de lixo.

ü Acompanhar os processos inscritos em dívida ativa, provenientes de débitos de multas e taxas de varrição, emitindo pareceres, providenciando os respectivos documentos de cobrança com os valores de débitos atualizados, cadastrando em sistema específico, controlando a quitação, efetuando a baixa do usuário após o pagamento total dos valores devidos.

ü Controlar a execução de serviços de vigilância realizados por terceiros contratados, acompanhando e assegurando o cumprimento das condições estabelecidas.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio completo, requerendo conhecimentos adicionais específicos relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas de rotina de média complexidade, com variações que demandam iniciativa para a solução de problemas, exigem esforço cognitivo para seu aprendizado além da atenção e concentração para sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são de difícil detecção durante sua execução, sendo que seus impactos podem comprometer causar prejuízos administrativo-financeiros e eventuais desgastes à imagem institucional. As atividades e interfaces previstas para o cargo têm significativa influência para formação da imagem da Companhia considerando-se o contato e articulação junto a fornecedores e clientes.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

Sabendo que a construção do clima de trabalho e o bom relacionamento humano são resultantes dos esforços de todos, que o comportamento de uma equipe é resultado do comportamento de seus componentes e, considerando a interface junto ao público, a fornecedores e clientes, o ocupante do cargo deve:

 

·      Promover a valorização do indivíduo, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito;

·      Apresentar-se com sobriedade e propriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades, em especial as que compreendem o contato externo à instituição;

·      Apoiar na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em colaborar com sua equipe e seus superiores; e

·      Defender os interesses institucionais junto aos fornecedores e usuários pautando sua ação diária e relacionamento na formalidade, ética, respeito, honestidade e transparência.

 

COMUNICAÇÃO

 

A natureza das atividades do cargo, em especial as que envolvem o atendimento aos profissionais da instituição, a usuários, instituições externas, empresas e fornecedores, exige o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação, entre elas destacam-se:

 

·      Escutar, compreender o conteúdo das mensagens, promovendo a confiança e acolhimento ao(s) interlocutor(es);

·      Utilizar a empatia, a observação e busca de compreensão das necessidades e expectativas do(s) interlocutor(es); e

·      Expressar-se com serenidade, clareza, de modo estruturado, com cuidado na formação da mensagem adequando a linguagem ao nível de conhecimento e padrão de seu(s) interlocutor(es).

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve seguir e orientar o cumprimento das normas e procedimentos internos relativos ao trabalho, observando o cumprimento das determinações e atribuições definidas, executando as atividades de modo atento e orientado para a conquista dos padrões de qualidade e o cumprimento dos prazos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo, cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade dos serviços;

·      Conhecer, aplicar e/ou orientar quanto à realização dos procedimentos técnicos, uso de métodos e instrumentos necessários à prática das normas relativas ao trabalho que desenvolve.

·      Aplicar e promover a aplicação das técnicas de segurança relativas às ferramentas e trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

·      Utilizar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

·      Atender a prioridades de serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, e ou atendendo a determinação dos superiores, para gestão de recursos e prazos de produção; e

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados confidenciais.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar e fazer realizar as atividades considerando a melhor aplicação dos recursos institucionais, o melhor desempenho, máxima produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Pesquisar e promover a adoção de novas práticas, técnicas e ferramentas buscando maior agilidade com redução de custos e ganhos nas relações custo x benefício, além da maior efetividade na alocação dos recursos;

·      Aplicar e/ou orientar de modo rigoroso e com destreza os métodos, técnicas, equipamentos de apoio e ferramentas de trabalho que propiciem agilidade e garantam a qualidade na realização das atividades;

·      Trabalhar de forma integrada com os membros da equipe de trabalho, mantendo-se informado e contextualizado com as prioridades do setor e da instituição oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

·      Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência junto à equipe, pautando seu comportamento a partir da intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição. Quando em atividades de orientação de equipes e ou grupos deve promover o respeito, a produtividade, o bom clima e a cordialidade nas relações além de apoiar os superiores e equipes na tomada de decisões relacionados às atividades de sua competência.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE SUPORTE IV

 

Sigla: PS IV

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades integrantes de etapas de processos ou de processos completos de trabalho, necessárias ao desenvolvimento das atividades de suporte ao sistema de operação da Companhia. A adequada ação do ocupante requer conhecimentos técnicos profissionais específicos nas áreas de Contabilidade, Administração, Informática, Segurança do Trabalho, e outras afins diretamente relacionadas aos processos de trabalho que desenvolve e/ou lidera. Sua atuação demanda o conhecimento inteiro e minucioso dos sistemas da Companhia.

 

O cargo requer o monitoramento continuado das atividades que executa e lidera, envolvendo a participação, formação e liderança de equipes, de acordo com as estratégias da Companhia e das orientações técnicas da respectiva área profissional, exigindo também programação de serviços e de equipes, a elaboração e acompanhamento de cronogramas e outras atividades correlatas que assegurem o cumprimento de metas estabelecidas para sua área de atuação. Sua atuação deverá estar permanentemente voltada para avaliar resultados, com vistas ao aprimoramento dos processos de trabalho.

 

São atividades típicas do cargo as relacionadas a seguir, podendo ser atribuídas outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato. O ocupante do cargo de Profissional de Suporte IV deverá absorver o exercício de atividades típicas do cargo de Profissional de Suporte III, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas da Companhia.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

Nas atividades Comuns e Complementares

 

ü Executar e/ou participar das atividades de levantamento, composição, integração, elaboração, controle, tabulação, apuração, análise e avaliação de dados e informações, estudos estatísticos, índices, planejamento, organização, supervisão, programação e acompanhamento, necessárias à tomada de decisões.

ü Redigir e elaborar correspondências, pareceres, relatórios, demonstrativos, quadros e correlatos.

ü Controlar a execução e/ou executar trabalhos de natureza técnica integrantes da sua área de atuação, de acordo com padrões, normas, metodologias e instruções determinadas para operacionalização dos sistemas de suporte e operação da Companhia.

ü Participar da elaboração de orçamentos, índices estatísticos, pesquisas, levantamentos, estudos contábeis e econômico-financeiros, relatórios e outros assemelhados, necessários ao planejamento, controle e avaliação da operacionalização dos sistemas da sua área de atuação.

ü Acompanhar e participar da aplicação e utilização de programas destinados à operacionalização dos sistemas da sua área de atuação, avaliando os resultados obtidos, em atendimento às necessidades de serviços demandados.

ü Manter organizados e atualizados os arquivos de documentos e informações técnicas referentes a sua área de atuação de forma a facilitar a localização e consultas necessárias.

ü Prestar informações técnicas à população sobre os serviços prestados pela Companhia de acordo com a área de atuação.

ü Realizar especificações técnicas de projetos, equipamentos, máquinas, materiais e outros, fazendo o detalhamento de acordo com normas e padrões estabelecidos.

ü Analisar e interpretar projetos técnicos de acordo com a área de atuação.

ü Utilizar equipamento de processamento eletrônico de dados, abrangendo sua participação no desenvolvimento, utilização e avaliação de softwares e aplicações destinadas aos sistemas de suporte e operação da Companhia.

ü Realizar inspeções, emitir laudos e pareceres técnicos no limite de sua capacitação profissional.

ü Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho.

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos, relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados.

ü Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando a melhoria do atendimento ao público.

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, cursos, seminários, palestras, em assuntos de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional.

 

Nas atividades Técnicas Administrativas

 

ü Realizar atividades contábeis cujas tarefas envolvem controle, orientação e execução dos processos de elaboração de balanços, balancetes, demonstrativos contábeis e financeiros; cálculo de impostos devidos, controle de informações de alocação contábil, composição, análise e distribuição de custos, elaboração e emissão de guias, relatórios e declarações periódicas obrigatórias, participação nas auditorias contábeis e operacionais, prestação de contas aos órgãos externos conforme determinações legais, mantendo-se permanentemente atualizado com relação à legislação vigente.

ü Executar atividades de informática cujas tarefas envolvem desenvolvimento de sistemas e aplicativos, estruturação de banco de dados, codificação de programas, construção e atualização de dados no site da Companhia, manutenção dos equipamentos, dados e informações inseridas na internet e nos aplicativos, atendimento aos usuários solucionando problemas de funcionamento de hardware e software.

ü Realizar atividades voltadas para a área de segurança do trabalho, inspecionando locais, instalações e equipamentos da Companhia, verificando condições de trabalho visando identificar irregularidades em observância às normas de segurança e utilização adequada dos equipamentos de proteção, prevenindo a ocorrência de acidentes, investigando acidentes ocorridos, examinando as condições das ocorrências, identificando causas, propondo providências cabíveis, apresentando sugestões e medidas de segurança, orientando os funcionários envolvidos na execução dos trabalhos quanto aos serviços de alto risco, à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, à correta utilização de equipamentos de proteção individual, assegurando o cumprimento da legislação pertinente.

ü Executar atividades financeiras cujas tarefas envolvem operações de convênio, desembolso, controle, orientação e execução dos processos de movimentação dos recursos financeiros e análise de contratos, financiamentos e outros.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino médio completo, preferencialmente de natureza profissionalizante, requerendo conhecimento adicionais especializados relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas técnicas variadas e algo complexas, que demandam desde a padronização de procedimentos à iniciativa para a inovação e ou solução de problemas, exigem esforço cognitivo para seu aprendizado além do rigor técnico e concentração para sua realização. Os erros decorrentes do trabalho são de difícil detecção durante sua execução, sendo que seus impactos geralmente comprometem os produtos, causam algum grau de prejuízo financeiro e ou desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm elevada influência para formação da imagem da Companhia, em especial quanto à percepção de qualidade e competência técnica dos serviços e produtos entregues à população.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

O ocupante do cargo deve relacionar-se consciente de que construção do clima de trabalho e o bom relacionamento humano são resultantes dos esforços de todos, que o comportamento de uma equipe é resultado do comportamento de seus componentes. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

 

·      Apresentar-se com distinção, propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades;

·      Promover sempre a valorização do indivíduo, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção,, seriedade, educação e respeito;

·      Colaborar com seu superior na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com seus pares; e

·      Estimular o desenvolvimento dos demais profissionais da Companhia valorizando o estudo e o aprimoramento técnico.

 

COMUNICAÇÃO

 

As atividades do cargo envolvem a orientação técnica de outros profissionais, explorações de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional, e atendimento às necessidades individuais e coletivas dos usuários exigindo o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim o ocupante do cargo deve:

 

·      Estar atento à compreensão das mensagens e conteúdos por parte dos seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

·      Desenvolver as habilidades relacionadas à comunicação escrita buscando elaborar estudos, documentos e relatórios procurando sempre realizar de modo preciso o registro dos conteúdos e trabalhos técnicos de sua competência.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve seguir e orientar o cumprimento de normas e procedimentos técnicos relativos ao trabalho observando as determinações e atribuições definidas, executando as atividades de modo atento e orientado para a conquista dos padrões de qualidade e prazos definidos.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

·      Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao uso das ferramentas e ao trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

·      Atender a prioridades dos serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos; e

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados confidenciais.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo realizar e fazer realizar as atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Pesquisar e promover a adoção de novas técnicas e ferramentas buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos;

·      Aplicar e orientar com relação à utilização de métodos e técnicas de trabalho, uso de ferramentas e/ou equipamentos buscando maior agilidade e garantia da qualidade desejada para a realização das tarefas;

·      Utilizar e alocar os insumos, máquinas e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

·      Trabalhar de forma integrada com sua equipe e demais áreas da instituição, indicando a ordenação das atividades para o atendimento às normas técnicas, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

·      Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência pessoal e responsabilidade técnica junto à equipe, por estes motivos deve:

 

·      Comportar-se com intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição;

·      Desenvolver sua capacidade de perceber diferenças individuais, buscando as melhores características, habilidades e competências, para orientar a distribuição de tarefas; e

·      Colaborar com as demais chefias, seus superiores e equipes para a tomada de decisões considerando a observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE SUPORTE V

 

Sigla: PS V

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades de suporte ao sistema de operação da Companhia, que exigem, para sua execução, a aplicação sistematizada de conhecimentos profissionais adquiridos por meio de formação acadêmica de nível superior, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Informática, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Ciências Jurídicas, Comunicação Social e outras afins, acrescida de conhecimentos específicos necessários aos processos de trabalho que desenvolve. Estes conhecimentos serão aplicados em áreas específicas do campo de suas atividades, inclusive na orientação técnica a funcionários que integram sua equipe de trabalho.

 

O cargo requer do ocupante a coordenação, o desenvolvimento, a organização, o controle e a execução de projetos, pesquisas, análises, projeções e outros em áreas especializadas de nível superior, necessárias à implementação dos objetivos dos sistemas e das estratégias da Administração da Companhia e/ou orientação e liderança de atividades de outros cargos de nível básico, médio ou superior, dirigindo trabalhos, de forma isolada ou em equipes, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas.

 

As ações do cargo são desenvolvidas em ambiente de multidisciplinaridade, que exige do ocupante a aplicação de conhecimentos relacionados aos diversos processos e sistemas da Companhia, em concordância com as diretrizes, metas e prioridades estabelecidas pela Administração Superior, cabendo a execução de tarefas tais como as detalhadas a seguir e de outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

ü Desenvolver, organizar, controlar e/ou executar trabalhos técnicos especializados, a partir das orientações e estratégias da Administração Superior da Companhia, planejando serviços e atividades, definindo e solucionando problemas, coordenando a realização de pesquisas, análises, planos e projetos em sua área de atuação profissional, avaliando resultados e corrigindo cursos de ação;

ü Fazer cumprir em sua área de atuação, as soluções definidas para a o desenvolvimento das atividades do sistema de suporte da Companhia, bem como as orientações para a implantação de atividades políticas, diretrizes e recomendações estabelecidas pela Administração Superior;

ü Definir e solucionar problemas, apresentando caminhos alternativos de ação e especificando resultados prováveis;

ü Coordenar a realização de pesquisas, análises, planos e projetos em sua área de especialização;

ü Promover a adequada utilização dos recursos disponíveis (materiais, humanos, financeiros e outros);

ü Organizar e implantar processos, métodos, rotinas e procedimentos necessários ao desenvolvimento das atividades do sistema de suporte da Companhia, buscando a otimização dos serviços realizados;

ü Acompanhar as investigações de perícias técnicas em sua área de competência profissional, analisando laudos, pareceres ou relatórios, emitidos pelo profissional competente;

ü Coordenar, desenvolver ou dirigir trabalhos técnicos especializados da área de atuação, de forma isolada ou em equipes de trabalho;

ü Realizar estudos e pesquisas em sua área de competência profissional, subsidiando a tomada de decisão da Administração Superior;

ü Fazer análises e projeções sobre assuntos de sua área de especialidade, inclusive como complemento à atividade desenvolvida por outras áreas da Companhia;

ü Controlar, acompanhar e analisar a execução de trabalhos técnicos contratados a terceiros, verificando a compatibilidade dos resultados intermediários e finais, com os objetivos e padrões estabelecidos pelo da Companhia;

ü Coordenar trabalhos junto às diversas unidades estruturais da Companhia, em assuntos de sua especialidade;

ü Coordenar a elaboração de contratos, projetos e outros documentos de interesse da Companhia;

ü Acompanhar a legislação em vigor, relacionada à área de sua competência;

ü Desempenhar outras atribuições que na forma da lei que regulamenta a profissão se incluam na sua esfera de competência.

 

No desempenho do cargo será exigido do ocupante a utilização de equipamentos de processamento eletrônico de dados, abrangendo sua participação no desenvolvimento, utilização e avaliação de “softwares” e aplicações destinadas aos sistemas da Companhia.

 

Independente da área de atuação específica é responsabilidade de todo ocupante do cargo, a execução de tarefas tais como:

 

ü Manter a ordem, segurança e as condições de conservação e higiene do local de trabalho;

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados;

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, elaborando programas, ministrando cursos, seminários e palestras, em assuntos de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional;

ü Executar tarefas próprias dos cargos de menor nível hierárquico, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas de suporte e operacional e da Companhia.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino superior completo, requerendo conhecimentos adicionais especializados e certificados exigíveis e/ou relacionados à área de atuação.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como permitir a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar tarefas técnicas variadas e complexas que demandam desde a padronização de procedimentos à iniciativa para a inovação e ou solução de problemas que requerem decisões originais, além de julgamento, planejamento,organização e integração com outros processos e atividades. Exigem permanente atualização e estudo, rigor técnico e visão sistêmica sua realização.

Os erros decorrentes do trabalho podem ser de difícil detecção, sendo que seus impactos geralmente comprometem os produtos, serviços, relacionamentos e interfaces produtivas da Companhia, e quando ocorrem, causam perdas de recursos, prejuízos financeiros, para a comunidade e ou desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm elevada influência para formação da imagem da Companhia. As atividades geralmente estão relacionadas com o acesso e manipulação de dados e informações de uso e divulgação restrita que, se utilizados e ou manuseados incorretamente poderão acarretar prejuízos para o clima organizacional e ou institucionais.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

As seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades do sistema de suporte da Companhia relativas ao cargo.

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

O ocupante do cargo deve relacionar-se consciente de seu papel como referência comportamental na construção do clima e do bom relacionamento humano. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

 

·      Apresentar-se com propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades;

·      Promover a valorização do ser humano, tratando as pessoas com atenção, educação, receptividade, envolvimento, postura de escuta, calma, seriedade e respeito à individualidade, buscando estabelecer um clima de confiança nas relações.

·      Apoiar a Administração da Companhia para a construção de um bom e produtivo clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com os integrantes de toda a instituição; e

·      Estimular o desenvolvimento dos demais profissionais da Companhia, valorizando o estudo e o aprimoramento pessoal e profissional.

 

COMUNICAÇÃO

 

As atividades do cargo envolvem a orientação a outros profissionais, explorações de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional e atendimento às necessidades, coletiva e individual, da comunidade, exigindo o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim o ocupante do cargo deve:

 

·      Desenvolver as habilidades de escuta realizando o acolhimento às demandas internas e externas com atenção e valorização do interlocutor, organizando, traduzindo e encaminhando com responsabilidade para a solução das questões e ou problemas;

·      Expressar-se observando a compreensão das mensagens e conteúdos por parte dos seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

·      Desenvolver as habilidades relacionadas à comunicação escrita, realizando de modo preciso e consistente o registro de conteúdos, estudos, pesquisas e relatórios de sua área de competência.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve se orientar por meio de normas e procedimentos técnicos relativos ao trabalho executando as atividades com elevada atenção, orientado para a segurança, garantia e melhoria dos padrões de qualidade.

 

Deve ainda:

 

·      Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

·      Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao manuseio de informações buscando a garantia do atendimento às regras de sigilo, confidencialidade, tratamento de informações e documentos relacionados aos processos e à área em que atua;

·      Organizar o trabalho e processos buscando evitar acidentes, riscos, desperdício de recursos e falhas ou erros de execução.

·      Atender a prioridades dos serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos;

·      Utilizar e promover a utilização dos insumos, recursos, equipamentos e infra-estrutura com cuidado, respeitando e observando máximo aproveitamento e durabilidade;

·      Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados e informações confidenciais; e

·      Participar e estimular os profissionais em ações de qualificação e campanhas de segurança, atendendo às definições da gestão da Companhia.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo planejar, organizar, realizar, fazer realizar e acompanhar a realização das atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

 

·      Organizar o trabalho, atender às prioridades dos serviços e orientar as equipes com foco na maximização e otimização dos processos, melhor utilizando e alocando, os recursos, insumos, equipamentos e esforços para o atendimento às prioridades institucionais e da comunidade.

·      Pesquisar e promover a adoção de novos métodos, padrões e modelos buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos;

·      Aplicar e orientar com relação à utilização de métodos e técnicas de trabalho, uso de ferramentas e ou equipamentos buscando maior agilidade e garantia da qualidade desejada para a realização das tarefas; e

·      Participar nas atividades que visem a melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência pessoal e responsabilidade técnica junto aos demais profissionais da instituição em especial junto à sua equipe, para tanto deve:

 

·      Comportar-se com intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição;

·      Desenvolver sua capacidade de perceber diferenças individuais, buscando as melhores características, habilidades e competências, para orientar a distribuição de tarefas;

·      Colaborar com as demais chefias, seus superiores e equipes para a tomada de decisões considerando a aplicação dos conhecimentos e procedimentos relativos à sua área de atuação e formação com foco na observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”; e

·      Apoiar, a pedido de seus superiores ou pares, na realização de ações relacionadas à gestão de pessoas, orientando e oferecendo suporte, capacitação profissional, solução de conflitos e desenvolvimento do clima de trabalho.

 

 

Cargo: PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR I

(Incluído pela Lei nº 5.740/2011)

 

Sigla: PNS I

 

Ao ocupante do cargo são atribuídas atividades no âmbito jurídico da Prefeitura, que exigem, para sua execução, a aplicação sistematizada de conhecimentos profissionais adquiridos por meio de formação acadêmica de nível superior na área de Ciências Jurídicas, com experiência comprovada no mínimo de 02 (dois) anos, acrescidas de conhecimentos específicos quando necessários aos processos de trabalho que desenvolve. Estes conhecimentos poderão ser aplicados na orientação técnica a servidores que integram sua equipe de trabalho.

 

O cargo requer do ocupante a coordenação, o desenvolvimento, a organização, o controle e a execução das atividades de natureza jurídica, necessários à implementação dos objetivos dos sistemas e das estratégias da Administração Superior do SANEAR e/ou orientação e liderança de atividades de outros cargos de nível básico, médio ou superior, dirigindo trabalhos, de forma isolada ou em equipes, assegurando o cumprimento das metas estabelecidas.

 

As ações do cargo exigem do ocupante a aplicação de conhecimentos relacionados aos diversos processos e sistemas do SANEAR, em concordância com as diretrizes, metas e prioridades estabelecidas pela Administração Superior, cabendo a execução de atividades tais como as detalhadas a seguir e de outras correlatas, ao nível das especificadas, a critério do superior imediato.

 

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÂNCORAS

 

ü Desenvolver, organizar, controlar e/ou executar as atividades de assessoramento jurídico à Autarquia, emitindo pareceres, opiniões e outros pertinentes;

ü Representar e defender o SANEAR, ativa e passivamente, perante qualquer instância, juízo, tribunal judiciário ou administrativo, em todo feito ou procedimento em que a instituição esteja envolvida, bem como junto a qualquer repartição pública federal, estadual, municipal, autarquias, entidades paraestatais ou sociedades de economia mista ou privada;

ü Promover diagnósticos, estudos, pesquisas e levantamentos que forneçam subsídios à formulação de políticas, diretrizes e planos à implantação, manutenção e funcionamento de programas relacionados à área jurídica;

ü Promover ações judiciais diversas, defendendo e representando os interesses do SANEAR;

ü Administrar e acompanhar os processos judiciais e administrativos, interpondo recursos, defesas, negociando, participando de audiências, observando os prazos, tomando as medidas necessárias para a continuidade da tramitação dos processos;

ü Acompanhar e executar cobranças extrajudiciais e judiciais;

ü Examinar e pronunciar-se sobre atos de negociação, rescisão e celebração de convênios, contratos, ajustes, acordos, processos licitatórios e outros;

ü Realizar estudos, pesquisas e levantamentos sobre a evolução e aplicação da legislação e da jurisprudência;

ü Fazer cumprir as soluções definidas para o desenvolvimento das atividades da área jurídica do SANEAR;

ü Definir e solucionar problemas, apresentando caminhos alternativos de ação e especificando resultados prováveis;

ü Organizar e implantar processos, métodos, rotinas e procedimentos necessários à operacionalização da área jurídica do SANEAR, buscando a otimização dos serviços realizados;

ü Fazer análises e projeções sobre assuntos da área jurídica, inclusive como complemento à atividade desenvolvida por outras áreas do SANEAR;

ü Desempenhar outras atribuições que na forma da lei que regulamenta a profissão se incluam na sua esfera de competência.

 

Independente da área de atuação específica é responsabilidade de todo ocupante do cargo, a execução de tarefas tais como:

 

ü Manter a ordem, segurança e as condições de conservação e higiene do local de trabalho;

ü Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados;

ü Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, elaborando programas, ministrando cursos, seminários e palestras, em assuntos de interesse do SANEAR e relacionados com sua área de competência profissional.

ü Executar tarefas próprias dos cargos de menor nível hierárquico, sempre que exigido para manter a continuidade do funcionamento dos sistemas de administração e produção do SANEAR.

 

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA O PROVIMENTO E EXERCÍCIO DAS ATIVIDADES

 

ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS ADICIONAIS

 

O cargo exige que o ocupante possua ensino superior completo, com formação em direito e experiência de no mínimo 02 (dois) anos de atividades jurídica comprovada.

 

O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

EXPERIÊNCIA

 

O cargo exige do ocupante experiência nas atividades relacionadas ao trabalho, de forma suficiente para possibilitar o adequado e completo exercício de suas atribuições, bem como promover a melhoria e o aprimoramento constantes do seu desempenho e da qualidade dos trabalhos executados, possibilitando sua movimentação para realização de novas atividades.

 

COMPLEXIDADE E RESPONSABILIDADES

 

O cargo exige do ocupante habilidade para executar atividades técnicas variadas e complexas que demandam desde estudos e interpretação de fatos e leis para a orientação e solução de processos até iniciativa para a inovação e ou solução de problemas que exigem proposições originais com elevado grau de aplicabilidade e aceite pelo Poder Judiciário. Também requer planejamento, organização e integração com outros processos e atividades. O exercício das atividades exige permanente atualização e estudo, rigor técnico e visão sistêmica para sua realização.

 

Os erros decorrentes do trabalho são, em geral, de difícil detecção, sendo que seus impactos comprometem relacionamentos e interfaces produtivas do SANEAR e, quando ocorrem, causam perdas de recursos, prejuízos financeiros para o SANEAR, comunidade e ou desgastes à imagem institucional. As atividades e contatos previstos para o cargo têm elevada influência para formação da imagem do SANEAR.

 

As atividades geralmente estão relacionadas com o acesso e manipulação de dados e informações de uso e divulgação restrita que se utilizados e ou manuseados incorretamente poderão acarretar prejuízos para o clima e confiabilidade institucional.

 

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

 

RELACIONAMENTO HUMANO

 

O ocupante do cargo deve estabelecer seus relacionamentos, consciente de seu papel como referência técnico-comportamental e ator significante para a manutenção de um bom clima organizacional. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

 

a) Apresentar-se com propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades;

b) Promover a valorização do ser humano, tratando as pessoas com atenção, educação, receptividade, envolvimento, postura de escuta, calma, seriedade e respeito à individualidade, buscando estabelecer um clima de confiança nas relações;

c) Promover relacionamentos pautados pela ética, respeito à instituição, transparência e honestidade, defendendo os interesses institucionais junto à administração municipal, servidores, instituições, fornecedores e usuários; e

d) Colaborar com a Administração Municipal para a construção de um bom e produtivo clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com os integrantes de toda a instituição.

 

COMUNICAÇÃO

 

As atividades do cargo envolvem a orientação para realização do trabalho, promovendo seu embasamento legal, indicando procedimentos e cuidados técnicos, com exploração de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional que exigem o desenvolvimento e prática das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim para a boa realização do trabalho o ocupante do cargo deve:

 

e) Desenvolver as habilidades voltadas à escuta realizando o acolhimento às demandas com atenção e valorização do interlocutor, organizando, traduzindo e encaminhando com responsabilidade para a solução das questões e ou problemas;

f) Utilizar a empatia, pautado pelos limites legais, na busca de compreensão das necessidades e expectativas de seus interlocutores;

g) Expressar-se observando a correta e completa compreensão das mensagens e conteúdos por parte de seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

h) Aprimorar as habilidades e atitudes relacionadas à comunicação escrita, realizando de modo preciso, contínuo, consistente e bem elaborado, seus pareceres, registros de conteúdos, estudos, pesquisas e relatórios de sua área de competência.

 

DISCIPLINA

 

O ocupante do cargo deve se orientar por meio de normas e procedimentos técnicos e legais relativos ao trabalho, executando as atividades com elevada responsabilidade, orientado para a defesa dos interesses institucionais.

 

Deve ainda:

 

i) Estar presente, ajustando sua disponibilidade à necessidade das atividades e da comunidade;

j) Conhecer, promover e orientar a prática das normas e leis reguladoras do trabalho e da instituição.

k) Organizar o trabalho e processos buscando evitar riscos, desperdício de recursos e falhas ou erros de execução;

l) Atender a prioridades dos serviços, respeitando rigorosamente os prazos legais e considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos; e

m) Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados e informações confidenciais.

 

PRODUTIVIDADE E QUALIDADE

 

Cabe ao ocupante do cargo planejar, organizar, realizar e acompanhar a aplicação das orientações para a realização das atividades municipais, objetivando o melhor desempenho, produtividade, ganhos nas relações de custo e benefício e o cumprimento dos prazos e critérios legais para os serviços. Para isto é importante:

 

n) Organizar o trabalho, atender, analisar e definir as prioridades dos serviços, orientando sua equipe com foco na maximização e otimização dos insumos, prazos e resultados;

o) Utilizar e promover a utilização das Leis como ferramenta de trabalho institucional, orientando os demais servidores na sua correta interpretação, atendimento e aplicação;

p) Pesquisar e promover a adoção de novas jurisprudências e paradigmas buscando maior segurança, resolutividade, redução de custos e maior efetividade do trabalho; e

q) Participar das atividades que visem a melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

GESTÃO DE PESSOAS

 

O ocupante do cargo deve considerar sua influência junto às equipes, pautando seu comportamento para construir um clima de confiança e segurança institucional. Deve, para tanto:

 

ü Promover o respeito e facilitar as relações entre pares, superiores e equipes;

r) Apoiar os superiores e equipes para a tomada de decisões e soluções de problemas;

s) Atuar de modo conciliador e orientado para a necessidade do trabalho, para a solução de conflitos e organização do esforço coletivo.

t) Orientar os servidores para o correto atendimento aos princípios de ética, honestidade, moralidade, transparência, segurança e proteção institucional.

u) Acompanhar o andamento dos processos e atividades mantendo os envolvidos e interessados informados sobre seu andamento, prazos e metas a serem alcançadas;

v) Orientar as relações considerando o impacto das intervenções, resultados e atividades previstas para o trabalho, buscando a satisfação e segurança da Prefeitura e da comunidade; e

w) Atuar e orientar os pares e equipes para atuarem de forma amistosa e humanizada procurando criar um clima de respeito, confiança e integração.

 

(Redação dada pela Lei n° 6.933/2022)

ANEXO I

DA COMPOSIÇÃO E ESTRUTURA DOS CARGOS DO PLANO DE CARGOS E VENCIMENTOS

 

NÍVEL

Cargo

Vencimento

Total de Vagas

Carga Horária Semanal (h)

I

AGENTE DE SERVIÇOS URBANOS

R$ 1.100,00

1

40

I

AJUDANTE DE MODO GERAL

R$ 1.100,00

10

40

III

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

R$ 1.100,00

20

30

III

ASSISTENTE DE SANEAMENTO

R$ 1.100,00

03

40

V

ASSISTENTE SOCIAL

R% 1.982,94

02

20

I

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

R$ 1.100,00

12

40

II

BOMBEIRO HIDRÁULICO

R$ 1.100,00

06

40

V

COMUNICADOR SOCIAL

R$ 1.982,94

01

30

V

CONTADOR

R$ 1.982,94

03

30

II

ENCANADOR

R$ 1.100,00

06

40

V

ENGENHEIRO AMBIENTAL

R$ 8.246,70

02

40

V

ENGENHEIRO CIVIL

R$ 8.246,70

03

40

V

ENGENHEIRO QUÍMICO

R$ 8.246,70

03

40

II

FISCAL

R$ 1.100,00

10

30

II

MOTORISTA

R$ 1.100,00

10

40

II

OPERADOR DE ETA E ETE

R$ 1.100,00

30

40

IV

TÉCNICO DE INFORMÁTICA

R$ 1.200,20

03

30

IV

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

R$ 1.200,20

02

30

V

ANALISTA DE SANEAMENTO AMBIENTAL

R$ 8.246,70

01

40

 

(Redação dada pela Lei n° 6.933/2022)

ANEXO II

DAS ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS

 

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS

Auxiliar na realização de serviços em geral como recebimento, separação e distribuição de correspondência e materiais, atividades de limpeza, copa e conservação de instalações. Executar trabalhos de limpeza em geral em edifícios e outros locais, para manutenção das condições de higiene e conservação do ambiente, coletando o lixo. Executar serviços de limpeza, higienização e conservação de imóveis, móveis, utensílios, equipamentos e correlatos nas dependências internas e externas da Prefeitura, mantendo em estado adequado para utilização. Executar serviços de transporte, remoção e arrumação de móveis, equipamentos, máquinas, materiais e outros. Executar serviços de copa e cozinha, preparando e/ou distribuindo refeições, merendas e lanches de acordo com os padrões estabelecidos. Organizar a estocagem do material de limpeza utilizado no desempenho de suas funções, bem como o consumo deste, solicitando sua reposição quando necessário. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: 4ª Série do Ensino Fundamental.

 

MOTORISTA

Dirigir veículos transportando pessoas, cargas, e/ou materiais autorizados aos locais determinados. Vistoriar periodicamente as condições do veículo utilizado e providenciar reparos de emergência, troca de pneus, lavagens, guinchamentos e outros. Identificar e indicar as necessidades de reparos nos sistemas elétricos e mecânicos dos veículos da Prefeitura. Manter sob sua responsabilidade os documentos de porte obrigatório do veículo, observando as orientações para a revalidação dos mesmos. Registrar, em formulário específico, os percursos realizados, quilometragem e itinerários da frota oficial. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Médio Completo + CNH Categoria C ou D.

 

ENCANADOR

Monta, instala e conserva sistemas de tubulações de material metálico e não metálico de alta e baixa pressão para condução de ar, água, gás, vapor, esgoto, soluções químicas e outros fluídos em edifícios, laboratórios e outros locais.
Analisar o trabalho a ser executado consultando desenhos, esquemas especificações e outras informações; Instalar louça sanitária, condutores, caixa d’água, chuveiros, ferragens e outros componentes   de   instalações   hidráulicas;   montar   e   instalar   registros   e   outros acessórios de tubulações; executar manutenção de instalações; testar canalizações para assegurar a vedação e funcionamento de todo o sistema; manter todo o sistema inerente a sua responsabilidade em condições normais de funcionamento; executar outras tarefas de mesma natureza ou nível de complexidade associado à sua especialidade ou ambiente.

 

REQUISITOS: Fundamental Completo.

 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (ESCRITURÁRIO)

Atender ao público interno e externo. Preparar correspondências, circulares, cronogramas, escalas de plantão, apresentações, planilhas, avisos, editais, contratos, ofícios, tabelas, relatórios e outros documentos, utilizando equipamentos de processamento eletrônico de dados, com a aplicação de “softwares” específicos, conforme demandas dos respectivos processos de trabalho. Conferir a partir de originais, os serviços processados, assinalando e/ou corrigindo as divergências encontradas. Coletar, reunir, tabular e analisar as informações necessárias à tomada de decisões dos níveis superiores. Redigir correspondências, minutas de relatórios, pareceres e outros relacionados à área de atuação, assegurando o funcionamento do sistema de comunicação interna e externa. Realizar atividades que envolvem processos de compra de materiais e serviços, preparando e/ou atualizando o cadastro de fornecedores; recebendo solicitações de compras, realizando coleta de preços; participando na preparação, instrumentalização e operacionalização de processos licitatórios; registrando a solicitação de empenho em sistema específico; confirmando a efetuação da entrega para pagamento ao fornecedor; preparando minutas de contratos de fornecimento de bens, serviços e obras. Executar rotinas de apoio na área orçamentária e financeira. Realizar atividades relacionadas aos processos de recrutamento e seleção de servidores, efetuar contratações e executar atividades que envolvam folha de pagamento apurando frequências, controlando as concessões de direitos, vantagens e benefícios, calculando e emitindo as guias de encargos sociais correspondentes, emitindo os relatórios e documentos respectivos e encaminhando às áreas competentes para providências de pagamento. Analisar processos referentes a assuntos de caráter geral ou especifico da unidade administrativa e propor soluções. Elaborar, sob orientação, quadros e tabelas estatísticos, fluxogramas, organograma e gráficos em geral. Elaborara ou colaborar na elaboração de relatórios parciais e anuais, atendendo exigências ou normas da unidade administrativa. Controlar estoques de materiais inspecionando o recebimento e a entrega, bem como verificando os prazos de validade e dos materiais perecíveis e a necessidade de ressuprimento aos estoques. Analisar os documentos a serem arquivados, analisando o conteúdo e o valor dos mesmos.  organizar programas culturais, educativos e artísticos. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pertinentes ao setor que lhe forem designadas, bem como, o atendimento as diligências do setor na qual estiver lotado. Executar serviços de coleta, levantamento, registro, conferência e lançamento de dados, preenchendo formulários, solicitações de materiais, demonstrativos, guias de recolhimentos, fichas de acompanhamento, carimbando-os e fornecendo informações, documentos, relatórios de sistema, arquivo eletrônico e outros. Executar serviços de digitação, preparando textos e outros de acordo com os padrões estabelecidos, conferindo os serviços realizados. Atender ao público, identificando as demandas, realizando cadastros, agendamento de serviços, recebimento de requerimentos diversos, fazendo os encaminhamentos aos responsáveis e unidades estruturais, de acordo com o assunto a ser tratado. Realizar atividades de protocolo em geral. Manter organizados e atualizados os arquivos de processos, correspondências, formulários, legislações e outros documentos, atendendo às solicitações de documentos arquivados para disponibilização às unidades internas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos. Receber documentos diversos de procedência interna e/ou externa, fazendo a triagem, a organização e a distribuição às diversas unidades estruturais da Prefeitura. Operar equipamentos de reprodução de cópias de documentos, em atendimento às demandas internas, conforme normas específicas. Manter controle permanente dos bens patrimoniais, localizando-os, identificando-os e/ou efetuando gravações, de acordo com as normas e procedimentos internos específicos. Executar serviços de controle de entradas e saídas de materiais, atendendo às requisições das diversas unidades estruturais, realizando os registros pertinentes em sistema específico. Executar serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração e finanças. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Médio Completo + Curso Básico de Informática com carga horária mínima de 40 (quarenta) horas.

 

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Realizar atividades voltadas para a área de segurança do trabalho, inspecionando locais, instalações e equipamentos da Prefeitura verificando condições de trabalho visando identificar irregularidades em observância às normas de segurança e utilização adequada dos equipamentos de proteção, prevenindo a ocorrência de acidentes, investigando acidentes ocorridos, examinando as condições das ocorrências, identificando causas, propondo providências cabíveis, apresentando sugestões e medidas de segurança, orientando os servidores envolvidos na execução dos trabalhos quanto aos serviços de alto risco, à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes, à correta utilização de equipamentos de proteção individual, assegurando o cumprimento da legislação pertinente. Participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança do trabalho; realizar diagnóstico da situação de SST da instituição; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho. Promover visitas técnica. Analisar pedido de insalubridade. Participar da elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Médio Completo + Curso de Técnico em Segurança do Trabalho + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

TÉCNICO EM INFORMÁTICA

Executar atividades de informática cujas tarefas envolvem desenvolvimento de sistemas e aplicativos, estruturação de banco de dados, instalação e manutenção de redes de computadores, codificação de programas, construção e atualização de dados no site da Prefeitura, manutenção dos equipamentos, dados e informações inseridas na internet e nos aplicativos, atendimento aos usuários solucionando problemas de funcionamento de hardware e software. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Médio Completo + Curso Técnico em Informática ou Profissionalizante na área.

 

AJUDANTE DE MODO GERAL (BRAÇAL)

Realizar serviços de carga e descarga de materiais, máquinas, equipamentos e ferramentas em geral, utilizadas na realização das atividades, nos locais determinados, para possibilitar a execução dos serviços. Executar atividades básicas dos serviços de instalação, manutenção corretiva e preventiva de máquinas, equipamentos, aparelhos e outros, no âmbito da Prefeitura. Cultivar plantas, preparando o substrato, beneficiando e plantando sementes e mudas, fazendo os canteiros, realizando o replantio, a irrigação, adubação, capina, manutenção, conservação, coleta de sementes e outras pertinentes nas áreas cultivadas de abrangência da Prefeitura. Executar serviços de conservação e manutenção do complexo esportivo e outros imóveis públicos municipais, mantendo-os em condições adequadas. Recolher animais de pequeno e grande porte em vias públicas, por medida de rotina ou atendendo às solicitações da população. Executar nas dependências internas e externas da Prefeitura serviços de auxílio de pintura, alvenaria, marcenaria, carpintaria, serralheria, elétrica, hidráulica e outros correlatos, bem como pequenas obras civis, realizando bases de construção, estruturas de concreto e instalação de equipamentos e máquinas em atendimento às solicitações de serviços e obras. Executar serviços de reparos e manutenções de vias do Município. Executar serviços de manutenção de galerias pluviais. Executar serviços auxiliares de manutenção elétrica e mecânica corretiva e preventiva nos veículos, máquinas leves e pesadas, aparelhos e equipamentos eletromecânicos da Prefeitura utilizando ferramentas específicas ou outros utensílios, de acordo com orientações recebidas. Executar, nas vias públicas, pintura de sinalização horizontal. Instalar placas de sinalização viária vertical. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: 4ª Série do Ensino Fundamental.

 

BOMBEIRO HIDRÁULICO

Realizar serviços de manutenção hidráulica, montando e instalando tubulações, louças sanitárias, caixas d´água, chuveiros, filtros e outros, reparando ou substituindo partes componentes, utilizando ferramentas e materiais apropriados, garantindo o bom funcionamento dos sistemas hidráulicos. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Fundamental Completo + curso profissionalizante na área.

 

FISCAL

Executar atividades de preparação de contas de água, esgoto e coleta de lixo, realizando a apuração da leitura dos hidrômetros, conforme dados coletados, lançando parcelamentos, ajustando números de economias, apontando divergências de consumo para verificação, utilizando sistema específico, objetivando a correta emissão das contas. Realizar atividades de fiscalização relacionadas ao consumo de água nos domicílios, apurando e registrando em equipamento específico as leituras dos hidrômetros, conforme rotas e prazos pré-estabelecidos, encaminhando ao setor competente para inserção dos dados coletados no sistema. Receber e conferir as contas de água, esgoto e coleta de lixo emitidas, separando-as por rota para a realização da distribuição. Realizar a coleta das contas pagas junto às empresas responsáveis pelo processo de cobrança, conferindo os recebimentos, de acordo com procedimentos estabelecidos. Executar serviços simples de coleta, levantamento, registro, conferência e lançamento de dados, preenchendo formulários, demonstrativos, guias de recolhimentos, fichas de acompanhamento, carimbando-os e fornecendo informações, documentos, arquivo eletrônico e outros. Executar serviços simples de digitação, copiando de originais e/ou minutas, preparando textos e outros de acordo com os padrões estabelecidos. Atender ao público em geral, pessoalmente ou por telefone, identificando, prestando informações e/ou encaminhando às unidades administrativas de acordo com o assunto a ser tratado. Operar equipamentos de reprodução de cópias de documentos, em atendimento às demandas internas, conforme normas específicas. Realizar atividades de protocolo em geral, montando, capeando e distribuindo os processos e demais documentos, em observância as normas e procedimentos estabelecidos. Acompanhar entrada e saída de processos via sistema informatizado, procedendo a sua distribuição. Arquivar processos, correspondências, formulários, legislações e outros documentos, mantendo os arquivos organizados e atualizados, bem como atender solicitações de documentos arquivados para disponibilização às unidades administrativas de acordo com normas e procedimentos estabelecidos. Operar equipamentos de comunicação, tais como mesa telefônica, fac-símile e outros correlatos, atendendo, transferindo, cadastrando, completando chamadas telefônicas e prestando informações.Manter controle permanente dos bens patrimoniais, localizando-os, identificando-os e/ou efetuando gravações, de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos. Nas atividades de Condução e Conservação de Veículos Leves e Pesados: Dirigir veículos leves e pesados transportando pessoas, cargas, resíduos sólidos e/ou materiais autorizados aos locais determinados. Vistoriar periodicamente as condições do veículo utilizado e providenciar reparos de emergência, troca de pneus, lavagens, guinchamentos e outros. Identificar e indicar as necessidades de reparos nos sistemas elétricos e mecânicos dos veículos da Companhia. Manter sob sua responsabilidade os documentos de porte obrigatório do veículo, observando as orientações para a revalidação dos mesmos. Registrar, em formulário específico, os percursos realizados, quilometragem e itinerários da frota oficial.

 

REQUISITOS: Ensino Fundamental Completo.

 

ASSISTENTE SOCIAL

Coordenar, elaborar, executar supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de serviço social; realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de serviço social; participar da elaboração e implementação de políticas sociais a serem implantadas pela Prefeitura; coordenar levantamentos de dados para identificar problemas sociais de grupos específicos de pessoas, como menores, migrantes, estudantes da rede escolar municipal, entre outros; orientar o comportamento de grupos específicos de pessoas em face de problemas de habitação, saúde, higiene, educação, planejamento familiar e outros; promover, por meio de técnicas próprias e através de entrevistas, visitas em domicílios e outros meios, a prevenção ou solução de problemas sociais identificados entre grupos específicos de pessoas; estudar e propor soluções para a melhoria de condições materiais, ambientais e sociais do trabalho; elaborar pareceres, informes técnicos e relatórios, realizando pesquisas, entrevistas, fazendo observações e sugerindo medidas para implantação, desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades em sua área de atuação; Executar outras tarefas compatíveis com a sua especialização profissional. Prestar serviços sociais orientando indivíduos, famílias, comunidade e instituições sobre direitos e deveres (normas, códigos e legislação), serviços e recursos sociais e programas de educação; planejar, coordenar e avaliar planos, programas e projetos sociais em diferentes áreas de atuação profissional (seguridade, educação, trabalho, jurídica, habitação e outras); desempenhar tarefas administrativas e articular recursos financeiros disponíveis. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Serviço Social + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

ASSISTENTE DE SANEAMENTO

Executar e/ou participar das atividades de levantamento, composição, integração, elaboração, controle, tabulação, apuração, análise e avaliação de dados e informações, estudos estatísticos, índices, planejamento, organização, supervisão, programação e acompanhamento, necessárias à tomada de decisões.Controlar a execução e/ou executar trabalhos de natureza técnica integrantes da sua área de atuação, de acordo com padrões, normas, metodologias e instruções determinadas para operacionalização dos sistemas de suporte e operação da Companhia. Participar da elaboração de pesquisas e levantamentos de dados técnicos de obras e serviços relativos à sua área de atuação. Participar da proposição de normas, instruções e especificações técnicas, levantando os dados e informações que subsidiem a elaboração de projetos de obras e serviços no âmbito da Companhia. Acompanhar e participar da aplicação e utilização de programas destinados à operacionalização dos sistemas da sua área de atuação, avaliando os resultados obtidos, em atendimento às necessidades de serviços demandados. Manter organizados e atualizados os arquivos de documentos e informações técnicas referentes a sua área de atuação de forma a facilitar a localização e consultas necessárias. Prestar informações técnicas à população sobre os serviços prestados pela Companhia de acordo com a área de atuação. Realizar especificações técnicas de projetos, equipamentos, máquinas, materiais e outros, fazendo o detalhamento de acordo com normas e padrões estabelecidos. Analisar e interpretar projetos técnicos de acordo com a área de atuação. Utilizar equipamento de processamento eletrônico de dados, abrangendo sua participação no desenvolvimento, utilização e avaliação de softwares e aplicações destinadas aos sistemas de suporte e operação da Companhia. Realizar inspeções, emitir laudos e pareceres técnicos no limite de sua capacitação profissional. Manter a ordem, segurança e condições de conservação e higiene do local de trabalho. Zelar pela guarda, manutenção e conservação dos materiais, utensílios e equipamentos, relativos à área de atuação, mantendo os locais limpos e arrumados. Realizar controle da qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento aos padrões estabelecidos, bem como o aprimoramento das atividades. Participar dos programas de treinamento e aperfeiçoamento, cursos, seminários, palestras, em assuntos de interesse da Companhia e relacionados com sua área de competência profissional. Zelar pelo fiel cumprimento das normas e procedimentos relativos à segurança do trabalho.Executar atividades que envolvem o sistema de controle de qualidade e de dosagem dos produtos químicos utilizados no tratamento de água e/ou dos esgotos, controlando, orientando e executando os processos relacionados com a coleta de amostras para análise físico-química, bacteriológica, microbiológica e biológica, manipulando, analisando e preparando as substâncias, produtos químicos e soluções padronizadas, realizando as análises, testes, lançando dados em sistema específico, emitindo e interpretando resultados, participando de ações voltadas para análise e pesquisa de qualidade de água consumida pelos clientes, bem como contribuindo na definição de padrões, técnicas e condições de funcionamento de todo aparelhamento técnico de laboratório nas unidades da Companhia. Participar da realização de orçamentos para execução de projetos de obras e serviços voltados para a área de saneamento, levantando valores e preparando planilhas de custos específicos. Executar atividades que envolvem o sistema de tratamento de água, controlando, orientando e executando os processos de preparação de soluções químicas, determinando dosagens em observância à vazão e turbidez da água, acompanhando a limpeza periódica das câmaras de floculação, decantação e filtração, realizando as análises fisico-químicas da água em intervalos pré-determinados, analisando os resultados, assegurando a qualidade e os padrões de potabilidade exigidos. Controlar, orientar e ou executar as atividades técnicas de manutenção corretiva e preventiva, envolvendo os serviços de mecânica, elétrica, eletrônica, hidráulica, de instrumentação, pneumática, de redes e outros nas máquinas, equipamentos e instrumentos acoplados ao sistema de saneamento da Companhia, bem como preparando a programação dos serviços executados por equipe própria ou de terceiros. Participar de planos, programas, projetos educativos, levantamentos e controle de dados e informações relacionadas à área de saneamento de acordo com as demandas e metas estabelecidas. Vistoriar e acompanhar obras, serviços e edificações relacionadas ao sistema operacional da Companhia, realizadas com recursos próprios ou de convênios, por equipe própria ou por terceiros contratados, verificando a quantidade e a qualidade dos materiais utilizados, observando o andamento dos trabalhos, realizando as medições técnicas, participando da análise de relatórios técnicos e outros documentos relativos ao desenvolvimento e conclusão dos serviços, controlando os respectivos cronogramas, tomando as medidas necessárias para assegurar o cumprimento das condições estabelecidas nos projetos. Executar trabalhos técnicos referentes à elaboração de projetos, programas, pesquisas, levantamentos de campo e outros relacionados ao sistema de operação da Companhia, acompanhando o desenvolvimento e implantação de acordo com orientações, normas e procedimentos e emitindo pareceres. Elaborar croquis, desenhos, plantas e projetos de obras, serviços e outros, utilizando técnicas e softwares específicos, em atendimento às demandas da área de atuação. Analisar documentos, informações, projetos, plantas e outros, efetuando cálculos, instruindo processos, emitindo documentos pertinentes, em observância às normas estabelecidas.

 

REQUISITOS: Ensino médio completo, preferencialmente de natureza profissionalizante, requerendo conhecimentos adicionais especializados relacionados à área de atuação.

 

OPERADOR DE ETA E ETE

Monitorar o recebimento de resíduos industriais e urbanos, destinando resíduos conforme normas vigentes e controlar o processo  de  tratamento  de água  e efluentes. Realizar amostragem de resíduos e efluentes. Dosar soluções químicas; avaliar resultados das análises laboratoriais; manipular reagentes; preparar soluções; ajustar dosagem de soluções e verificar resultados de dosagens. Inspecionar equipamentos da estação de água, efluentes e   resíduos   industriais;   acionar   equipamentos;   controlar   parâmetros   operacionais   dos equipamentos  letromecânicos;   solicitar   manutenção   de   equipamentos;   cumprir procedimentos operacionais. Manter organizado o ambiente de trabalho; rotular produtos químicos. Trabalhar em conformidade a normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental. Auxiliar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Executar   outras   tarefas   de   mesma   natureza   e   nível   de   complexidade   associadas ao ambiente organizacional.

 

REQUISITOS: O cargo exige que o ocupante possua ensino médio incompleto, requerendo conhecimentos adicionais teóricos e práticos conforme o grupo de atividades que irá realizar.O exercício e/ou provimento para realização de atividades regulamentadas por lei pressupõe formação obrigatória e registro no Órgão Regulador.

 

CONTADOR

Efetuar o acompanhamento e controle da movimentação contábil da administração direta e indireta, elaborando ou conferindo e aprovando balancetes, balanços, conciliação bancária e outros, além do esclarecimento dos fatos contábeis ao Tribunal de Contas, visando o cumprimento da legislação, a atualização dos dados e a correta informação da aplicação dos recursos públicos. Administrar os tributos; registrar atos e fatos contábeis; controlar o ativo permanente; gerenciar custos; preparar obrigações acessórias, tais como: declarações acessórias ao fisco, órgãos competentes e contribuintes e administra o registro dos livros nos órgãos apropriados; elaborar demonstrações contábeis; prestar consultoria e informações gerenciais; realizar e atender solicitações de órgãos fiscalizadores. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas pertinentes ao setor que lhe forem designadas, bem como, o atendimento as diligências do setor na qual estiver lotado.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Ciências Contábeis + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

ANALISTA DE SANEAMENTO AMBIENTAL

Desenvolver, organizar, controlar e/ou executar trabalhos técnicos especializados, a partir das orientações e estratégias da Administração Superior da Companhia, planejando serviços e atividades, definindo e solucionando problemas, coordenando a realização de pesquisas, análises, em sua área de atuação profissional, avaliando resultados e corrigindo cursos de ação; Fazer cumprir em sua área de atuação, as soluções definidas para o desenvolvimento das atividades do sistema de operação da Companhia, bem como as orientações para a implantação de atividades políticas, diretrizes e recomendações estabelecidas pela Administração Superior; Definir e solucionar problemas, apresentando caminhos alternativos de ação e especificando resultados prováveis; Coordenar a realização de pesquisas, análises, planos em sua área de especialização; Promover a adequada utilização dos recursos disponíveis (materiais, humanos, financeiros e outros); Organizar e implantar processos, métodos, rotinas e procedimentos necessários à operacionalização do sistema de operação da Companhia, buscando a otimização dos serviços realizados; Acompanhar as investigações de perícias técnicas em sua área de competência profissional, analisando laudos, pareceres ou relatórios emitidos pelo profissional competente; Coordenar, desenvolver ou dirigir trabalhos técnicos especializados da área de atuação, de forma isolada ou em equipes de trabalho; Realizar estudos e pesquisas em sua área de competência profissional, subsidiando a tomada de decisão da Administração Superior; Fazer análises e projeções sobre assuntos de sua área de especialidade, inclusive como complemento à atividade desenvolvida por outras áreas da Companhia; Controlar, acompanhar e analisar a execução de trabalhos técnicos contratados a terceiros, verificando a compatibilidade dos resultados intermediários e finais, com os objetivos e padrões estabelecidos pelo da Companhia; Coordenar trabalhos junto às diversas unidades estruturais da Companhia, em assuntos de sua especialidade; Coordenar a elaboração de contratos, projetos e outros documentos de interesse da Companhia; Acompanhar a legislação em vigor, relacionada à área de sua competência; Desempenhar outras atribuições que na forma da lei que regulamenta a profissão se incluam na sua esfera de competência. Atuar na supervisão da construção urbana ou rural de sistemas de saneamento básico; nas áreas de água para abastecimento público e industrial; drenagem de águas pluviais; instalações prediais de água, esgoto, águas pluviais e proteção contra incêndio; na prestação de serviços em Estação de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgotos, laboratórios de monitoramento de qualidade de água e esgoto; na execução de programas governamentais de saneamento básico e desenvolvimento de pesquisa aplicada. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Tecnologia em Saneamento Ambiental + Registro no Respectivo Órgão de Classe. Ou Ensino Superior Completo na área profissionalizante mais Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

ENGENHEIRO AMBIENTAL

Desenvolver as atividades decorrentes da aplicação da legislação ambiental, por meio de fiscalização e licenciamento ambiental; caracterizar vegetação natural e fontes de poluição; realizar auditoria de conformidade legal: levantamentos, vistorias e avaliações ambientais; atender a situações de emergência envolvendo acidentes ambientais; participar junto à equipe técnica da Agência Ambiental na avaliação de: efeitos da poluição por emissões gasosas, líquidas e resíduos sólidos, sistemas de controle de poluição ambiental, sistemas de gestão ambiental; novas tecnologias para a redução da emissão de poluentes; efetuar localização de empreendimentos em cartas/plantas planialtimétricas e no sistema informatizado de georeferenciamento; realizar atendimento e orientações técnicas, referentes a procedimentos e processos de licenciamento ambiental; identificar e caracterizar estágios de supressão de vegetação nativa em campo; realizar levantamento de fauna silvestre em campo; atuar na avaliação dos processos de licenciamento quando houver intervenções em APP – Área de Proteção Permanente e ou supressão de vegetação nativa; analisar laudos de caracterização de vegetação e levantamento de fauna silvestre; realizar vistorias em campo para avaliação de sistemas de tratamento de efluentes, amostragem em chaminé, identificação de setores produtivos e demais áreas e atividades desenvolvidas em plantas industriais; efetuar a identificação de vegetação em campo objeto de pedido de supressão de vegetação, intervenções em APP – Áreas de Preservação Permanente, assim como identificação de áreas de interesse ambiental; realizar avaliação de aterros sanitários vazadouro de lixo, armazenamento e depósitos de resíduos industriais e em áreas de extração mineral; realizar vistorias em campo; elaborar relatórios e pareceres técnicos; participar de grupos internos e externos para estudos e elaboração/revisão de normas técnicas e termos de referência. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Engenharia Ambiental + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

ENGENHEIRO CIVIL

Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Elaborar projetos de engenharia civil, gerenciar obras, controlar a qualidade de empreendimentos. Coordenar a operação e manutenção do empreendimento. Analisar e aprovar projetos arquitetônico com vistas a emissão de alvarás de construção. Elaborar projetos de construção. Realizar estudos de viabilidade técnica de projetos. Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho. Analisar reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Verificar o atendimento de normas, padrões e procedimentos preestabelecidos. Orientar os profissionais envolvidos. Realizar vistorias in loco. Prestar assistência técnica. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas. Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Elaborar projetos de engenharia civil, gerenciar obras, controlar a qualidade de empreendimentos. Coordenar a operação e manutenção do empreendimento. Analisar e aprovar projetos arquitetônico com vistas a emissão de alvarás de construção. Elaborar projetos de construção. Realizar estudos de viabilidade técnica de projetos. Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho. Analisar reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Verificar o atendimento de normas, padrões e procedimentos preestabelecidos. Orientar os profissionais envolvidos. Realizar vistorias in loco. Prestar assistência técnica. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas. Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho e demais dados requeridos, para possibilitar e orientar a construção, manutenção e reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Elaborar projetos de engenharia civil, gerenciar obras, controlar a qualidade de empreendimentos. Coordenar a operação e manutenção do empreendimento. Analisar e aprovar projetos arquitetônico com vistas a emissão de alvarás de construção. Elaborar projetos de construção. Realizar estudos de viabilidade técnica de projetos. Elaborar, executar e dirigir projetos de engenharia, estudando características, preparando planos, métodos de trabalho. Analisar reparo em obras e assegurar padrões técnicos exigidos, bem como analisar processos de solicitações diversas, projetos arquitetônicos de loteamentos, desmembramentos, visando atender as solicitações. Verificar o atendimento de normas, padrões e procedimentos preestabelecidos. Orientar os profissionais envolvidos. Realizar vistorias in loco. Prestar assistência técnica. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Engenharia Civil + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

COMUNICADOR SOCIAL (JORNALISTA)

Editar, redigir, interpretar e organizar as notícias e informativos a serem divulgadas externamente e/ou na própria Prefeitura, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, para transmitir informações da atualidade e ocorrências cotidianas, ao público, através de meios de comunicação internos e/ou externos. Recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos. Fazer seleção, revisão e preparo definitivo de textos a serem divulgados em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público. Conceder entrevistas para os veículos de comunicação, quando necessário. Executar outras atividades correlatas que lhe forem atribuídas.

 

REQUISITOS: Ensino Superior Completo em Jornalismo ou Comunicação Social + Registro no Respectivo Órgão de Classe.

 

(Incluído pela Lei n° 6.933/2022)

ANEXO III

COMPETÊNCIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

 

CARGOS – NÍVEL I

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

Relacionamento Humano

Considerando a natureza das atividades o desenvolvimento profissional do ocupante do cargo indica a necessidade de cuidados básicos quanto à apresentação, higiene e limpeza pessoal. Também é importante sua disponibilidade e boa vontade em participar e colaborar para com o trabalho de sua equipe.

Comunicação

É importante que o ocupante do cargo procure desenvolver sua capacidade de escuta e compreensão para que possa entender as necessidades e colocações de seus superiores, pares da equipe e munícipes, dando continuidade aos trabalhos de forma satisfatória e evitando situações de conflito.

Disciplina

O ocupante do cargo deve atender as normas da Prefeitura e da Unidade em que atua, além das regras e procedimentos relativos às atividades que realiza, observando com rigor o cumprimento das determinações e atribuições definidas, realizando as atividades de rotina de modo disciplinado e atento. Deve ainda:

Acatar as orientações de seu superior imediato dispensando supervisão e controle contínuo;

Ser assíduo e pontual ao trabalho cumprindo com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

Evitar acidentes através do conhecimento e prática das normas de segurança obrigatórias à realização das tarefas, ao manuseio dos equipamentos e as relacionadas à área onde trabalha, utilizando correta e continuamente os equipamentos de proteção individual; e

Utilizar os insumos, equipamentos e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos, evitando desperdícios ou perdas.

Produtividade e Qualidade

Cabe ao ocupante do cargo realizar o trabalho orientado para o máximo e melhor aproveitamento do tempo, dos recursos, insumos, equipamentos, ferramentas e infra-estrutura. Para isto é importante:

Cumprir os prazos e critérios de qualidade pré-definidos em normas internas e/ou indicados pelo superior imediato;

Alcançar as metas quantitativas indicadas para seu trabalho e apoiar para o atendimento às metas de sua equipe, conforme indicação de produção realizada por seu superior imediato;

Buscar a maximização do esforço produtivo aplicando as técnicas mais indicadas para o trabalho e utilizando com agilidade os equipamentos e ferramentas;

Apoiar seu superior imediato informando a ocorrência ou ameaça de ocorrência de falhas nos equipamentos, ferramentas e ou relacionadas à disponibilidade ou qualidade de insumos; e

Colaborar para com as necessidades dos demais membros de sua equipe, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário.

Gestão de Pessoas

O ocupante do cargo não tem responsabilidade para com a gestão de pessoas devendo somente apoiar seus superiores na promoção de um bom clima de trabalho evitando participar de conflitos e relacionando-se com seus pares e superiores de modo disponível e educado.

 

 

CARGOS – NÍVEL II

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

Relacionamento Humano

Considerando a busca de um clima de confiança nos relacionamentos, o elevado contato com a população, resultante das tarefas que envolvem atendimento ao público e as que são realizadas em espaços e horários que exigem convívio próximo com usuários e munícipes, o ocupante do cargo deve:

Cuidar de sua apresentação e higiene pessoal considerando a proximidade e grau de relacionamento interpessoal que suas tarefas exigem; e

Promover a valorização do indivíduo tratando as pessoas de maneira sóbria, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito.

Comunicação

A natureza das atividades do cargo exige o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Para a boa realização do trabalho o ocupante do cargo deve:

Expressar-se sempre de forma serena, clara e estruturada, com atenção ao conteúdo, à mensagem e à linguagem.

Desenvolver a escuta de forma a promover a confiança do interlocutor, em especial nas atividades de atendimento à população.

Ouvir com atenção conferindo o perfeito entendimento das solicitações e ou orientações dos munícipes, superiores ou pares;

Utilizar com atenção as regras e cuidados relativos à escrita, junto aos documentos e formulários de trabalho, para o preciso e correto registro dos dados e informações.

Disciplina

O ocupante do cargo deve atender rigorosamente as normas e procedimentos relativos ao trabalho que realiza, observando o cumprimento das determinações e atribuições definidas, executando as atividades de rotina com atenção permanente, dispensando supervisão e controle contínuos. Deve ainda:

Ser assíduo e pontual ao trabalho cumprindo com rigor os horários, jornadas e as cargas horárias estabelecidas;

Conhecer e praticar as normas e técnicas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando orientações para evitar acidentes e riscos e utilizando correta e continuamente os equipamentos de segurança;

Utilizar os insumos, equipamentos e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

Conhecer e aplicar as normas e técnicas de Direção Defensiva sempre que em atividades relacionadas à condução de veículos e ou movimentação de cargas; e

Atender a prioridades de serviços conforme determinação dos superiores, considerando que os produtos de seu trabalho fazem parte de processos mais complexos e extensos.

Produtividade e Qualidade

Cabe ao ocupante do cargo realizar suas atividades buscando o melhor desempenho e produtividade. Para isto é importante:

Cumprir os prazos e critérios de qualidade orientados pelo seu superior imediato, aplicando rigorosamente os métodos e técnicas de trabalho;

Utilizar com agilidade os equipamentos, métodos e ferramentas necessárias à maximização do esforço produtivo com ganho de produtividade e qualidade;

Desenvolver as atividades que envolvem manutenção, condução de veículos ou quaisquer usos de equipamentos de modo atento considerando os ganhos de produtividade e redução de custos relacionados à prevenção de quebras e ou falhas; e

Trabalhar de forma integrada com os membros de sua equipe de trabalho, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário.

Gestão de Pessoas

As competências relacionadas à gestão de pessoas não são exigidas aos ocupantes do cargo, sendo importante, entretanto, a colaboração com seus superiores e a adoção de atitudes e comportamentos que mantenham o bom relacionamento entre os integrantes da equipe de trabalho, evitando participar de conflitos e relacionando-se com seus pares e superiores de modo disponível e educado.

 

CARGOS – NÍVEL III

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

Relacionamento Humano

Considerando que o clima confiança no de trabalho e o bom relacionamento humano são resultantes dos esforços de todos, que o comportamento de uma equipe é resultado do comportamento de seus componentes e, observando o elevado número de atividades junto a outras instituições e fornecedores ou de atendimento e interface com o público, o ocupante do cargo deve:

Apresentar-se com distinção, propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades, em especial as que compreendem o contato externo à instituição e atendimento ao público;

Promover sempre a valorização do indivíduo, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito; e

Defender os interesses institucionais junto aos fornecedores e usuários pautando sua ação diária e relacionamento na formalidade, ética, respeito, honestidade e transparência.

Comunicação

As atividades do cargo envolvem atendimento aos profissionais da instituição, instituições externas, empresas, fornecedores, munícipes e/ou orientação de equipes, exigindo o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim a boa realização do trabalho pressupõe que o ocupante do cargo procure:

Desenvolver a escuta de forma a promover a confiança do interlocutor, em especial nas atividades de atendimento à população;

Utilizar a empatia, a observação e busca de compreensão das necessidades e expectativas do interlocutor;

Ouvir com atenção conferindo o perfeito entendimento das solicitações e ou orientações dos munícipes, superiores ou pares;

Expressar-se sempre de forma serena, clara e estruturada, com atenção ao conteúdo, à mensagem e à linguagem; e

Utilizar com atenção as regras e cuidados relativos à escrita, junto aos documentos, relatórios e formulários de trabalho, para o atendimento preciso e correto registro dos fatos, dados e informações.

Disciplina

O ocupante do cargo deve cumprir e orientar o cumprimento das normas relativas ao trabalho observando as determinações e atribuições definidas, executando as atividades de modo atento e orientado para a conquista dos padrões de qualidade e atendimento aos prazos.

Deve ainda:

Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade dos serviços;

Conhecer, aplicar e/ou orientar seus pares para a aplicação dos procedimentos técnicos, uso de métodos e instrumentos necessários ao bom desenvolvimento das atividades;

Aplicar e promover a aplicação das normas e técnicas de segurança relativas ao trabalho e equipamentos que utiliza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança;

Utilizar os insumos, equipamentos e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas;

Atender às prioridades de serviços, considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos; e

Acatar rigorosamente as regras de sigilo e ética, relativas aos registros e informações de dados confidenciais.

Produtividade e Qualidade

Cabe ao ocupante do cargo realizar e apoiar na realização das atividades, considerando a melhor aplicação dos recursos institucionais, o melhor desempenho, máxima produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os produtos e serviços. Para isto é importante:

Pesquisar e promover a adoção de novas práticas, técnicas e ferramentas buscando maior agilidade com redução de custos e ganhos nas relações custo x benefício, além da maior efetividade na alocação dos recursos;

Planejar e utilizar a jornada de trabalho buscando maximização do esforço produtivo e resultados com permanente e efetiva administração do tempo;

Aplicar e orientar a aplicação de métodos, técnicas, e equipamentos de trabalho que propiciem agilidade e a qualidade na realização das tarefas;

Trabalhar de forma integrada com os membros de sua equipe e demais equipes de trabalho, mantendo-se informado e contextualizado com as prioridades do setor e da instituição, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

Participar nas atividades que visem à melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

 

Gestão de Pessoas

O ocupante do cargo deve considerar sua influência junto à equipe, pautando seu comportamento a partir da intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição. Quando em atividades de orientação de equipes e ou grupos deve promover o respeito, a produtividade, o bom clima e a cordialidade nas relações. É importante apoiar os superiores, equipes e chefias para a tomada de decisões considerando a observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”, em especial nas atividades que envolvam uso de recursos frágeis e ou escassos, ou que envolvam a movimentação de pessoas.

 

CARGOS – NÍVEL IV e V

 

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

Relacionamento Humano

Considerando a natureza das atividades com elevada interface junto ao público externo e a formação técnica exigida para a realização das mesmas, o ocupante do cargo deve:

Apresentar-se com distinção, propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades, em especial as que compreendem o contato externo à instituição e o atendimento ao público;

Promover sempre a valorização e humanização do atendimento, tratando as pessoas de maneira formal, calma, com distinção, seriedade, educação e respeito;

Defender os interesses institucionais junto aos fornecedores e usuários, pautando sua ação diária e relacionamento na formalidade, ética, respeito, honestidade e transparência;

Colaborar com seu superior e demais chefias na construção de um bom clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com seus pares; e

Estimular o desenvolvimento profissional dos demais servidores da Prefeitura valorizando o conhecimento, estudo e aprimoramento técnico.

 

Comunicação

A natureza das atividades do cargo que inclui a orientação de equipes, atendimento a profissionais internos e externos, interface com representantes de empresas, fornecedores e munícipes exige o desenvolvimento das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim, a boa realização do trabalho pressupõe que o ocupante do cargo procure:

Ouvir com atenção, promovendo a confiança do interlocutor e conferindo o perfeito entendimento das solicitações e ou orientações dos munícipes, superiores ou pares;

Buscar sempre a escolha de linguagem, mensagens e conteúdos adequados à compreensão dos interlocutores, expressando-se sempre de forma serena, clara e estruturada;

Certificar-se continuamente sobre o nível de compreensão das mensagens e conteúdos por parte de seus interlocutores, especialmente nas atividades que envolvem a orientação de equipes, garantindo a correta execução dos serviços;

Utilizar a empatia, a observação e busca de compreensão das necessidades e expectativas do interlocutor;

Utilizar com atenção as regras relativas à escrita, na elaboração de documentos, relatórios e formulários de trabalho, para o bem elaborado e correto registro dos fatos, dados e informações.

Disciplina

O ocupante do cargo deve realizar as atividades de modo atento, seguindo rigorosamente os requisitos e normas técnicas regulamentadas para sua área de atuação, promovendo segurança e confiança durante a prática de suas atividades, orientando para a conquista dos padrões de qualidade, quantidades e prazos definidos pela instituição.

Deve ainda:

Ser assíduo, cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade da atividade, da supervisão e da comunidade;

Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança e de proteção individual;

Atender às prioridades do serviço considerando a importância da articulação entre as atividades para gestão de recursos e prazos de produção;

Utilizar os insumos, equipamentos e ferramentas com atenção e cuidado para a melhor aplicação dos recursos evitando desperdícios ou perdas; e

Acatar rigorosamente as regras de sigilo e ética, relativas aos registros e informações de dados confidenciais.

Produtividade e Qualidade

Cabe ao ocupante do cargo realizar e apoiar na realização das atividades, considerando a melhor aplicação dos recursos institucionais, o melhor desempenho, a máxima produtividade e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os serviços. Para isto é importante:

Planejar e utilizar a jornada de trabalho buscando maximização do esforço produtivo e resultados, com permanente e efetiva administração do tempo;

Pesquisar e promover a adoção de novos métodos, técnicas e práticas buscando maior agilidade, menor esforço e maior efetividade e qualidade na alocação dos recursos;

Trabalhar de forma integrada com os membros de sua equipe e demais equipes de trabalho, mantendo-se informado e contextualizado com as prioridades do setor e da instituição, oferecendo e solicitando ajuda sempre que necessário; e

Participar nas atividades que visem à melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

Gestão de Pessoas

O ocupante do cargo deve trabalhar considerando sua influência pessoal e responsabilidade técnica junto aos demais profissionais da instituição em especial junto à sua equipe, para tanto deve:

Comportar-se com intenção de construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição;

Desenvolver sua capacidade de perceber diferenças individuais, buscando as melhores características, habilidades e competências, para orientar a distribuição de tarefas;

Colaborar com as demais chefias, seus superiores e equipes para a tomada de decisões considerando a aplicação dos conhecimentos e procedimentos relativos à sua área de atuação, com foco na observância e respeito às “normas técnicas” e ao “rigor técnico”; e

Apoiar, a pedido de seus superiores ou pares, na realização de ações relacionadas à gestão de pessoas, orientando e oferecendo suporte, capacitação profissional, solução de conflitos e desenvolvimento do bom clima de trabalho.

 

 

CARGOS – NÍVEL V

O desenvolvimento e utilização das seguintes competências são importantes para a boa realização das atividades relativas ao cargo:

Relacionamento Humano

O ocupante do cargo deve estabelecer seus relacionamentos, consciente de seu papel como referência comportamental e ator significante para a construção e manutenção de um bom clima organizacional. Deve ainda considerar-se como referência técnica em sua área de atuação. Por estes motivos deve:

Apresentar-se com propriedade e sobriedade, reconhecendo a importância da apresentação pessoal para o exercício das atividades;

Promover a valorização do ser humano, tratando as pessoas com atenção, educação, receptividade, envolvimento, postura de escuta, calma, seriedade e respeito à individualidade, buscando estabelecer um clima de confiança nas relações;

Promover relacionamentos pautados pela ética, respeito à instituição, transparência e honestidade, defendendo os interesses institucionais junto aos fornecedores e usuários;

Colaborar com a Administração Municipal para a construção de um bom e produtivo clima de trabalho, mantendo-se envolvido, disponível e interessado em orientar e colaborar com os integrantes de toda a instituição; e,

Estimular o desenvolvimento dos demais profissionais da Prefeitura, valorizando o estudo e o aprimoramento pessoal e profissional.

 

Comunicação

As atividades do cargo envolvem a orientação para realização do trabalho, indicando fluxos, processos e procedimentos técnicos a outros profissionais, com exploração de conteúdos e de informações de domínio específico do profissional que exigem o desenvolvimento e prática das habilidades e atitudes relacionadas à comunicação. Assim para a boa realização do trabalho o ocupante do cargo deve:

Desenvolver as habilidades voltadas à escuta realizando o acolhimento às demandas internas e externas com atenção e valorização do interlocutor, organizando, traduzindo e encaminhando com responsabilidade para a solução das questões e ou problemas;

Utilizar a empatia, a observação e busca de compreensão das necessidades e expectativas de seus interlocutores;

Expressar-se observando a correta e completa compreensão das mensagens e conteúdos por parte de seus interlocutores, realizando a comunicação com uso atento da linguagem, organização dos conteúdos e mensagens e cuidado na escolha de canais e meios de comunicação; e

Aprimorar as habilidades e atitudes relacionadas à comunicação escrita, realizando de modo preciso, contínuo, consistente e bem elaborado, o registro de conteúdos, estudos, pesquisas e relatórios de sua área de competência.

Disciplina

O ocupante do cargo deve se orientar por meio de normas e procedimentos técnicos relativos ao trabalho executando as atividades com elevada atenção, orientado para a segurança, alcance das metas de trabalho e institucionais, garantia e melhoria dos padrões de qualidade.

Deve ainda:

Ser assíduo cumprindo a carga horária e os horários de trabalho estabelecidos, ajustando sua disponibilidade à necessidade das atividades e da comunidade;

Conhecer e promover a prática das normas de segurança relativas ao trabalho que realiza, buscando evitar acidentes e riscos, utilizando e fazendo utilizar, correta e continuamente, os equipamentos de segurança e de proteção individual;

Organizar o trabalho e processos buscando evitar acidentes, riscos, desperdício de recursos e falhas ou erros de execução;

Atender a prioridades dos serviços considerando a importância da articulação entre as atividades, para gestão de recursos e prazos estabelecidos;

Observar com disciplina e rigor as regras e comportamentos relativos ao sigilo de dados e informações confidenciais; e,

Participar e estimular a participação dos profissionais em ações de qualificação e campanhas, atendendo às definições e necessidades da gestão municipal.

Produtividade e Qualidade

Cabe ao ocupante do cargo planejar, organizar, realizar, fazer realizar e acompanhar a realização das atividades objetivando o melhor desempenho, produtividade, ganhos nas relações de custo e benefício e o cumprimento dos prazos e critérios de qualidade definidos para os serviços. Para isto é importante:

Organizar o trabalho, atender às prioridades dos serviços e orientar as equipes com foco na maximização e otimização dos processos, melhor utilizando e alocando os recursos, insumos, equipamentos, máquinas e ferramentas para o atendimento às prioridades institucionais e da comunidade;

Utilizar e promover a utilização dos equipamentos, ferramentas e infra-estrutura com cuidado, respeitando e observando as instruções e orientações técnicas para seu máximo aproveitamento e durabilidade;

Pesquisar e promover a adoção de novas técnicas e ferramentas buscando maior agilidade, redução de custos e maior efetividade na alocação dos recursos;

Aplicar e orientar com relação à utilização de métodos e técnicas de trabalho, uso de ferramentas e ou equipamentos buscando maior agilidade e garantia da qualidade desejada para a realização das tarefas; e,

Participar nas atividades que visem melhoria de qualidade no trabalho e a busca de solução de problemas intra e intersetoriais.

Gestão de Pessoas

O ocupante do cargo deve considerar sua influência junto à equipe, pautando seu comportamento para construir um clima positivo e orientado para a valorização das pessoas e da instituição. Deve, para tanto:

Promover o respeito e facilitar as relações entre pares, superiores e equipes;

Apoiar os superiores e equipes para a tomada de decisões considerando os técnicos relacionados às atividades de sua responsabilidade;

Decidir sempre balizado pelas normas e procedimentos técnicos de sua área de atuação e formação, pautado em fatos concretos e na análise detalhada dos elementos que compõem o trabalho e o problema, buscando apoio do superior imediato sempre que necessário;

Atuar de modo conciliador e orientado para a necessidade do trabalho, para a solução de conflitos e organização do esforço coletivo;

Acompanhar com detalhe a delegação de trabalho aos profissionais e equipes, monitorando e avaliando cuidadosamente os resultados e redirecionando as ações, quando necessário;

Acompanhar o desenvolvimento das atividades e manter a equipe informada sobre as metas a serem alcançadas;

Valorizar as diferenças individuais buscando as melhores características, habilidades e competências de cada um, para orientar a distribuição das tarefas;

Gerir as relações considerando o impacto das intervenções, resultados e atividades previstas para o trabalho, buscando a satisfação e segurança da comunidade; e,

Atuar e orientar os pares e equipes para atuarem de forma amistosa e humanizada procurando criar um clima de respeito, confiança e integração.